Enunciado

Na figura abaixo, a força hidrostática F é a mesma no fundo dos três recipientes, apesar de os pesos dos líquidos acima serem muito diferentes. As três formas dos fundos e os fluidos são iguais. Isso é chamado de paradoxo da hidrostática. Explique por que ele é verdadeiro e desenho um corpo livre de cada uma das colunas de líquido.

Passo 1

Os corpos livres vão deixar mais claro como isso acontece, se liga!!!

Lembre-se sempre que a pressão é uma força que é aplicada de forma PERPENDICULAR a superfície, beleza? Então note que em (a) as forças estão mais inclinadas para baixo, o que indica que elas estão adicionando “coisas” ao meu sistema. Em (b) a gente vê que as forças de pressão do lado de fora se cancelam, fazendo com que o peso do fluido dentro do recipiente seja igual para manter o equilíbrio. Em (c) ocorre o contrário de (a), as forças estão ajudando a diminuir W.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Na instalação da figura, a comporta quadrada A B , que pode girar em torno de A, está em equilíbrio devido à ação da força horizontal F . Sabendo que γ m = 80.000N / m 3 e γ = 30.000N / m 3 , determin
Determinar a força, devido à pressão da água, na comporta retangular da figura, sendo o peso específico do fluido 10.000N / m 3 .
The square vertical panel ABCD in Fig. P2.57 is submergedin water at 208C. Side AB is at least 1.7 m below the surface.Determine the difference between the hydrostatic forces onsubpanels ABD and BCD.
Example 2.5 calculated the force on plate AB and its lineof action, using the moment-of-inertia approach. Someteachers say it is more instructive to calculate theseby direct integration of the pressur
The cap at point B on the 5-cm-diameter tube in Fig. P2.75will be dislodged when the hydrostatic force on its basereaches 22 lbf. For what water depth h does this occur?