Enunciado

Considere o campo de escoamento do Problema 4-94 (escoamento sobre um cilindro circular). Calcule ε r θ , a taxa de deformação por cisalhamento no plano r θ . Discuta se as partículas de fluido desse escoamento se deformam ou não por cisalhamento. (Sugestão: O tensor taxa de deformação em coordenada cilíndricas é dado no problema 4-88)

Passo 1

Para o campo de velocidade dado temos que determinar o calculo da taxa de deformação por cisalhamento.

Assumindo que o fluxo é constante e que ele opera apenas em duas dimensões, plano r - θ .

Para encontrarmos a equação da taxa de deformação por cisalhamento, utilizaremos a equação da questão 4-88 e a equação da questão 4-94.

Temos as componentes de velocidade da questão 4-94:

u r = V cos ⁡ θ 1 - a 2 r 2               u θ = - V   s e n   θ 1 + a 2 r 2           1

A equação da taxa de deformação da questão 4-88:

ε r θ = 1 2 r ∂ ∂ r u θ r + 1 r ∂ u r ∂ θ                                           2

Passo 2

Agora nosso trabalho ficou simples basta substituirmos as equações (1) na equação (2) e executaras as derivadas parciais.

ε r θ = 1 2 r ∂ ∂ r u θ r + 1 r ∂ u r ∂ θ

ε r θ = 1 2 r ∂ ∂ r - V   s e n   θ 1 + a 2 r 2 r + 1 r ∂ ∂ θ V cos ⁡ θ 1 - a 2 r 2  

Executando as derivadas parciais:

ε r θ = 1 2 2 V   s e n   θ a 2 r 3 + V   s e n   θ a 2 r 3 - V   s e n   θ r  

ε r θ = 1 2   V   s e n   θ ∙ 1 r + 3   a 2 r 3 - 1 r + a 2 r 3

ε r θ = 2 V   s e n   θ a 2 r 3

A taxa de deformação por cisalhamento não é zero, fazendo com que o fluido segue a linha de deformação por cisalhamento por sue movimento, perante seu campo de fluxo.

Resposta

A taxa de deformação por cisalhamento não é zero, fazendo com que o fluido segue a linha de deformação por cisalhamento por sue movimento, perante seu campo de fluxo.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Reduza ao máximo a seguinte expressão: F t = d d t ∫ x = A t x = B t e - 2 x 2 d x Sugestão: Use o teorema de Leibnitz unidimensional.
Considere o escoamento de Poiseuille com simetria axial completamente desenvolvido – o escoamento em um tubo redondo de raio R (diâmetro D = 2 R ), com um gradiente de pressão forçado d P / d x movend
Considere o escoamento de Poiseuille com simetria axial do problema 4 - 87 , calcule as taxas de deformação linear nas deireções x e r e calcule a taxa de deformação por cisalhamento ϵ x r . O tensor
Combine seus resultados do problema 4-80 para formar o tensor da taxa de deformação bidimensional ε i j no plano x y ε i j = ε x xε x y ε y x ε y y Os eixos x e y são principais?
Considere o escoamento de Poiseuille bidimensional do problema 4 - 79 . O fluido entre as placas é água a 40° C . Seja h = 1,6m m a altura da lacuna e d P / d x = - 230N / m 3 o gradiente de pressão.