Enunciado

Considere o escoamento subsônico em um bocal convergente com condições especificadas na entrada do bocal e pressão crítica na saída do bocal. Qual é o efeito da queda da contrapressão bem abaixo da pressão crítica sobre (a) a velocidade de saída, (b) a pressão de saída e (c) a vazão em massa através do bocal?

Passo 1

O enunciado quer saber qual é o efeito da pressão externa da saída do bocal (também chamada de contrapressão P b ) sobre a velocidade V s do fluido na saída do bocal, sobre a pressão P s do fluido a saída do bocal e sobre a vazão em massa m ˙ através do bocal.

A figura abaixo mostra o bocal e os dados.

A figura acima mostra que a contrapressão P b cai da pressão pressão crítica P * P b = P * até pressões bem abaixo de P * P b ≪ P * .

Explicar os efeitos dessa queda no valor da contrapressão P b sobre as propriedades P s , V s e m ˙ é a mesma coisa que dizer se os valores dessas propriedades caem, se mantém constantes ou crescem.

Passo 2

A velocidade V s máxima que o fluido pode atingir dentro do bocal é a velocidade do som c . No entanto, o fluido saindo do bocal já atinge a velocidade do som c , quando P b é igual à pressão crítica P * P b = P * . Como o valor máximo da velocidade já foi atingido, qualquer redução na contrapressão P b não afeta a velocidade V s . V s permanece igual à velocidade do som c .

P b ≪ P *     ⟹     V s = c

Passo 3

O mesmo efeito que a queda da contrapressão P b tem sobre a velocidade de saída do fluido V s ocorre sobre a pressão de saída P s do fluido.

Ou seja, quando P b diminui para valores menores que a pressão crítica P * , P s se mantém constante no seu valor mínimo P * .

P b ≪ P *     ⟹     P s = P *

Passo 4

Para entender o efeito da queda da contrapressão P b sobre a vazão em massa m ˙ do fluido, precisamos lembrar da fórmula da vazão m ˙ que se encontra abaixo.

m ˙ = ρ ⋅ V ⋅ A

onde A é a área do bocal e ρ é a densidade do fluido.

Por essa equação nós vemos que a vazão mássica é proporcional à velocidade V do fluido. Isso quer dizer que, se a velocidade V do fluido permanece constante, m ˙ também permanece constante. Ou seja, m ˙ alcança um valor máximo quando P b = P * e permanece constante quando P b < P * .

P b ≪ P *     ⟹     m ˙ = m ˙ m á x

Resposta

a   P b ≪ P *     ⟹     V s = c

b   P b ≪ P *     ⟹     P s = P *

c   P b ≪ P *     ⟹     m ˙ = m ˙ m á x

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Água deve ser transportada em um canal aberto, cujas superfícies são revestidas com asfalto, uma taxa de 4m 3 / s no escoamento uniforme. A inclinacão inferior é 0,0015 . Determine as dimensões da mel
Um sistema de drenagem de água com inclinação constante de 0,0015 deve ser construido com três canais circulares feitos de concreto polido dois dos canais em diâmetro de 1,2m e drenam para um terceiro
Um canal trapezoidal de terra limpo com largura do fundo de 1,5m e inclinação da superfície lateral de 1 : 1 deve drenar água de modo uniforme a uma vazão de 8 m 3 / s até uma distância de 1k m . Para
Um canal trapezoidal de concreto não polido tem uma inclinação no fundo de 1 ° , largura de base de 5m e uma inclinação de superfície lateral de 1 : 1 , como mostra a Figura P13-53. Para uma vazão de
Água escoa em um canal cuja inclinação no fundo é de 0,002 e cuja seção transversal é aquela mostrada na Figura P13-61. As dimensões e os coeficientes de Manning para as superfícies de diferentes subs