Enunciado

Considere uma superfície curva submersa. Explique como você determinaria a componente horizontal da força hidrostática que age sobre essa superfície.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem?

Bem, a componente horizontal da força hidrostática que atua sobre uma superfície curva é igual (em magnitude e a linha de ação) à força hidrostática que atua na projeção vertical da superfície curva.

Resposta

Discussão: Também poderíamos integrar a pressão ao longo da superfície, mas o método discutido aqui é muito mais simples e produz a mesma resposta.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Na instalação da figura, a comporta quadrada A B , que pode girar em torno de A, está em equilíbrio devido à ação da força horizontal F . Sabendo que γ m = 80.000N / m 3 e γ = 30.000N / m 3 , determin
Determinar a força, devido à pressão da água, na comporta retangular da figura, sendo o peso específico do fluido 10.000N / m 3 .
Determinar o módulo e o ponto de aplicação das componentes horizontal e vertical da força exercida pela água sobre a comporta A B da figura, sabendo que sua largura é 0,3m , o raio é 1,8m e a comporta
A comporta A B da figura tem 1,5m de largura e pode girar em torno de A . O tanque à esquerda contém água ( γ = 10.000N / m 3 ) e o da direita, óleo ( γ = 7.500N / m 3 ) . Qual é a força necessária em
Sabendo que γ 1 = 6 γ 2 , calcular a relação x / h para que a comporta permaneça em equilíbrio na posição indicada na figura. Desprezar o peso próprio da comporta.