Lista de Exercícios Resolvidos de Força em Comportas

Ver Teoria

Uma comporta plana semicircular A B , articulada ao longo de B , é suportada pela força horizontal F A aplicada em A . O líquido à esquerda da comporta é água. Calcule a força F A requerida para o equilíbrio.

Dados: 1   f t = 0,3048   m

Ver solução completa

Um tanque de água ( d = 1,0 ) tem uma comporta em sua parede vertical com 5   m de altura e 3   m de largura. O topo da comporta está 2   m abaixo da superfície. Qual é a força hidrostática sobre a comporta? E a que distância abaixo da superfície está o centro de pressão da força hidrostática?

Ver solução completa

A comporta A B na Figura abaixo tem 1,5   m de largura, está articulada em A e limitada por um limitador em B . A água está a 20 °   C . Calcule ( a ) a força no limitador B e ( b ) as reações em A se a profundidade da água é h = 2,85   m .

Ver solução completa

Explique e diferencie o centro de pressão e centróide.

Ver solução completa

Um portão plano, de espessura uniforme, suporta água a uma certa profundidade, como abaixo. Encontre o peso mínimo que o portão deve ter para que permaneça fechado.

Ver solução completa

Determine a força e seu ponto de aplicação para a comporta da figura. A substância de trabalho é a água. (Este exercício exige um bom conhecimento da teoria).

Ver solução completa

A comporta A B na Figura abaixo é uma massa homogênea de 180   k g , 1,2   m de largura, é articulada em A e está apoiada sobre um fundo liso em B . Todos os fluidos estão a 20 ° C . Para qual profundidade h da água a força no ponto B será zero?

Ver solução completa

Determinar o mínimo valor de Z , para o qual a comporta da figura girará em torno do ponto O, se a comporta é retangular de 2 m de largura. Dado γ H 2 0 = 9800   N / m 3 .

Ver solução completa

Na figura abaixo, determinar a altura h e a mínima força F para que a comporta permaneça em equilíbrio. A largura é unitária. Adotar γ á g u a = 9810   N / m 3 e d h g = 13,6 .

Ver solução completa

Encontre a linha de ação e o valor da força no portão circular da figura:

Ver solução completa