Enunciado

Defina a potência emissiva do corpo negro total e espectral. Como eles estão relacionados? Como diferem?

Passo 1

Primeiramente, precisamos lembrar qual é a potência emissiva do corpo espectral...vamos lembrar juntos?

A potência emissiva de um corpo espectral é a quantidade de energia de radiação emitida por um corpo negro a uma temperatura absoluta T por unidade de tempo, por unidade de área de superfície e por unidade de comprimento de onda sobre o comprimento de onda λ .

Passo 2

Logo temos que, a integração da potência emissiva do corpo negro espectral sobre todo o espectro de comprimento de onda, fornece a potência emissiva total do corpo negro:

E b T = ∫ 0 ∞ E b T d λ = σ T 4

Resposta

Portanto, a potência emissiva do corpo negro espectral varia com o comprimento de onda, a potência emissiva total do corpo negro não.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma lâmpada incandescente deve emitir pelo menos 15 % de energia em comprimentos de onda mais curtos do que 0,8μ m . Determine a temperatura mínima na qual o filamento da lâmpada deve ser aquecido.
Considere um corpo cúbico de 20c m×20c m× 20c m a 900K suspenso no ar. Considerando que o corpo se aproxima de um corpo negro, determine ( a ) a taxa em que o cubo emite energia de radiação, em W ,
Eletricidade é produzida e transmitida em linhas elétricas na frequência de50H z( 1H z =1 ciclo por segundo ) . Determine o comprimento de onda das ondas eletromagnéticas geradas pela passagem da el
Um telefone sem fio é projetado para funcionar com frequência de 8,5× 10 8H z . Determine o comprimento de onda dessas ondas do telefone.
Um forno de micro-ondas é projetado para funcionar com uma frequência de 2,2 ×10 9H z . Determine o comprimento de onda dessas micro-ondas e a energia de cada micro-onda.