Enunciado

Um departamento de engenharia de uma empresa de pesquisa está avaliando um sofisticado sistema a laser, de $80.000,00, para medir a diferença entre os níveis de água de dois grandes tanques de armazenagem. Você sugere que esta tarefa pode ser feita por um arranjo de manômetro de apenas $200,00. Para isso, um óleo menos denso que a água pode ser usado para fornecer uma ampliação significativa do movimento do menisco; uma pequena diferença de nível, entre os tanques, provocará uma deflexão muito maior nos níveis de óleo do manômetro. Se você configurar um equipamento usando o óleo Meriam vermelho como fluido manométrico, determine o fator de amplificação que será visto no equipamento.

Passo 1

Fala aí galera, vamos para mais um problema de mecânica dos fluidos. Este problema nos pede para determinar o fator de amplificação que será visto no equipamento. Para isso, precisamos encontrar a varição de altura da água ∆ h e a variação de altura do óleo ∆ H . Primeiro, vamos utilizar a equação manométrica para o sistema:

P a t m + γ a g h A - γ a g ∆ H + + γ ó l e o ∆ H - γ a g h B = P a t m

γ a g h A - h B = γ a g - γ ó l e o ∆ H

γ a g ∆ h = γ a g - γ ó l e o ∆ H

∆ h ∆ H = 1 - γ ó l e o γ a g

∆ h ∆ H = 1 - S G

∆ H ∆ h = 5,78

Resposta

∆ H ∆ h = 5,78

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O macaco hidráulico de uma oficina de automóveis tem um diâmetro de saída de 30 cm e deve elevar carros com até 2.000 kg. Determine a pressão manométrica do fluido que deve ser mantida no reservatório
A pressão frequentemente é dada em termos de uma coluna e é expressa como “carga de pressão”. Expresse a pressão atmosférica padrão em termos de colunas de (a) mercúrio (GE=13,6), (b) água (GE = 1,0)
Repita o problema 3-31 substituindo o ar por óleo cuja gravidade específica é de 0,72.
Considere um homem de 1,80 m de altura em pé na água e completamente submerso em uma piscina. Determine a diferença entre as pressões que agem sobre a cabeça e os dedos desse homem em kPa.
Repita o problema 3-33 para uma pressão manométrica de 45 kPa.