Enunciado

Duas aletas planas de seção transversal retangular constante são idênticas, exceto que a espessura de uma delas é duas vezes a espessura da outra. Para qual aleta a (a) eficácia e (b) eficiência da aleta é maior? Explique.

Passo 1

Preparados?

Então vamos láa !!

Para que a aleta apresente uma boa eficiência é importante que a temperatura seja a mesma ao longo de toda a sua extensão, quando nós aumentamos a espessura fica mais fácil manter esta temperatura constante e, por isso, aumentamos a eficiência!

Agora, quando diminuímos a espessura aleta aumentamos também a sua área por unidade de volume, certo?

E se aumentamos a área, aumentamos a eficácia, já que quanto maior a área menor a resistência e, consequentemente, maior a transferência de calor!!

Tranquilinha?!

Resposta

  1. M a i s   F i n a ;
  2. M a i s   G r o s s a .
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

As aletas fixadas em uma superfície têm uma eficácia de 0,9. Você considera que a taxa de transferência de calor a partir da superfície aumentou ou diminuiu como resultado da adição dessas aletas?
Água quente deve ser resfriado ao fluir através dos tubos expostos ao ar atmosférico. Aletas devem ser adicionadas para melhorar a transferência de calor. Você recomendaria fixar as aletas dentro ou f
A área de transferência de calor da aleta é igual à soma de todas as superfícies da aleta expostas ao meio circundante, incluindo a área da ponta da aleta. Em que condições podemos negligenciar a tran
Duas aletas do tipo pino são idênticas, exceto que o diâmetro de uma delas é duas vezes o diâmetro da outra. Para qual aleta a (a) eficácia e (b) eficiência da aleta é maior? Explique.