Enunciado

Efeitos de compressibilidade tornam-se importantes quando o número de Mach excede aproximadamente 0,3. A que velocidade um cilindro bidimensional pode se deslocar no ar padrão ao nível do mar antes que a compressibilidade se torne importante em algum ponto da sua vizinhança ?

Passo 1

E aí, gente!! Tudo bem? Então vou mostrar pra vocês que mecânica dos fluidos não é nem de longe um bicho de 7 cabeças (nem de perto também)!!!

Vamos de cara já lembrar quem é o número adimensional Mach.

M a = V a

Se você for na tabela A.6 do livro lá no finalzinho dele, você vai ver que pro nível do mar, temos o valor de a = 340 m/s.

Passo 2

Você se lembra qual é a relação da velocidade máxima com a velocidade do escoamento livre? Não?! Então vem comigo aqui que vou te lembrar! Lá do capítulo 8 a gente tinha algumas deduções que nos fizeram chegar na seguinte relação para um cilindro:

V m á x = 2 U ∞

Passo 3

Com o que lembramos no passo 2, agora calcular o valor máximo de Mach fica suavezão, certo?

M a m á x = V m á x a = 2 U ∞ a

O enunciado diz que esse valor de Mach máximo é de 0,3 e aí é chuchu beleza encontrar o valor de velocidade da corrente livre!!!

0,3 340 2 = U ∞ = 51   m / s

Resposta

U ∞ = 51   m / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para que frequência o comprimento de onda do som no ar é igual ao livre caminho médio das moléculas de oxigênio a uma pressão de 1,0a t m e 0,00° C ? Tome o diâmetro de uma molécula de oxigênio como 3
Em um certo acelerador de partículas, prótons se movem em uma trajetória circular de 23,0m de diâmetro em uma câmara evacuada cujo gás residual está a 295K e a uma pressão de 1,00.10 - 6t o r r . (a)
A 20° C e a uma pressão de 750t o r r , o livre caminho médio do argônio ( A r ) é λ A r = 9,9.10 - 6c m e o livre caminho médio da molécula de nitrogênio ( N 2 ) é λ N 2 = 27,5.10 - 6c m . (a) Determ
As velocidades de 10 moléculas são: 2,0 ; 3,0 ; 4,0 ; … ; 11k m / s . Determine (a) a velocidade média e (b) a velocidade média quadrática das moléculas.
As velocidades de 22 partículas são mostradas a seguir ( N i representa o número de partículas que possuem velocidade v i ):Determine (a) v m é d é , (b) v r m s e (c) v p .