Enunciado

Explique como as mudanças da energia interna de gases ideais e substâncias incompressíveis podem ser determinadas usando-se calores específicos médios.

Passo 1

Vamo lá entender esse negócio!

Existem dois tipos de calores específicos, que são c v e c p , calor específico a volume constante e a pressão constante. Só que para substâncias incompressíveis os calores específicos a volume e pressão constante são iguais, c v ≅ c p ≅ c m é d i o .

Beleza, agora guarda essa informação e vamos falar de variação de energia interna, Δ u .

Energia interna é a soma das energias cinética e potencial relacionadas ao movimento dos átomos e moléculas de um corpo.

Na prática a energia interna de um corpo aumenta quando a gente fornece calor pra esse corpo, e como a gente faz isso? Aumentando a temperatura!!!

Mas o quanto de energia interna vai aumentar quando eu aumento a temperatura em x ℃ ?! Ai que entra o calor específico, que vai funcionar como uma constante de proporcionalidade entre Δ U e Δ T !!! Escrevendo isso em uma fórmula bonitinha, vamos ficar com o seguinte:

Δ u = c m é d i o Δ T

Lembrando que essa relação vale para substância incompressíveis!! Belezinha ?

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O que é efeito capilar? O que o causa? Como é afetado pelo ângulo de contato?
A viscosidade de um fluido deve ser medida com um viscosímetro constituído de dois cilindros concêntricos de 75c m de comprimento. O diâmetro externo do cilindro interno é de 15c m , e a folga entre o
Considere uma bolha de sabão. A pressão no interior da bolha é maior ou menor do que a pressão externa?
Um tubo de 1,9m m de diâmetro é mergulhado num líquido desconhecido cuja densidade é 960k g / m 3 . Observa-se que o líquido sobe 5m m formando um ângulo de contato de 15 ° . Determine a tensão superf
O que é tensão superficial? O que a causa? Por que a tensão superficial também é chamada de energia superficial?