Enunciado

O que representa o coeficiente de compressibiiidade de um fluido? Como se diferencia de compressibiiidade isotérmica?

Passo 1

O coeficiente de compressibilidade de um fluido é representada pela letra κ . Vamos entender o que é κ na prática!

Imagina um fluido a temperatura constante, T = c t e ! O coeficiente de compressibilidade é a razão entre a pressão infinitesimal aplicada nesse fluido, ∂ P , e a variação infinitesimal da densidade, ∂ ρ . Isso multiplicado pela densidade do fluido ρ . Escrevendo, fica:

κ = ρ ∂ P ∂ ρ T

Já a compressibilidade isotérmica, α , representa a fração da mudança da densidade mediante a uma variação da pressão! Numéricamente isso é o inverso do coeficiente de compressibilidade!

α = 1 κ = 1 ρ ∂ ρ ∂ P T

Ahh, atenção na temperatura constante! Beleza?!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A análise de uma hélice que opera em água a 20 ºC mostra que a pressão nas extremidades da hélice cai para 2 kPa em velocidades altas. Determine se há perigo de cavitação para a hélice.
Se a pressão de uma substância for aumentada durante o processo de fervura, a temperatura também aumenta ou permanece constante? Porquê?
Uma bomba é usada para transportar água para um reservatório mais alto. Se a temperatura da água for de 25 ºC, determine a pressão mais baixa que pode ocorrer na bomba sem cavitação.
A densidade do ar atmosférico varia com a altitude, diminuindo com o aumento da altitude. (a) Usando os dados da tabela, obtenha a relação da variação da densidade com a altitude e calcule a densidade
A pressão no pneu de um automóvel depende da temperatura do ar no pneu. Quando a temperatura do ar é 25 0 C , o calibrador indica 210 kPa. Se o volume do pneu é de 0,025 m³, determine o aumento de pre