Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Ao medir diferenças de pressão pequenas com um manômetro, quase sempre um braço do manômetro é inclinado para melhorar a exatidão da leitura. (A diferença de pressão ainda é proporcional à distância vertical, e não ao comprimento real do fluido ao longo do tubo). A pressão do ar em um duto circular deve ser medida usando-se um manômetro cujo braço aberto está inclinado a 35 ° da horizontal, como mostra a figura. A densidade do líquido é de 0,81 k g / L , e a distância vertical entre os níveis de fluido dos dois braços do manômetro é de 8 c m . Determine a pressão manométrica do ar no duto e o comprimento da coluna de fluido no braço inclinado acima do nível do fluido no braço vertical.

Passo 1

Fala aí galerinha do responde aí, bora garantir aquele notão em Mecflu. Primeiramente, como líquidos na mesma altura possuem a mesma pressão, a pressão do ar no duto tem que ser igual a pressão exercida pelo braço acima da linha horizontal. Logo, como a seção do tubo é constante:

m a r = 80 × 0,81 = 64,8 k g

P a r = 64,8 g A

P a r = 64 8 A M P a

Considerando g = 10000 m m / s 2 e A   em m m 2 .

Para calcular o tamanho do braço inclinado, temos que usar as relações do triângulo retângulo formado pelo tubo, a altura de 8 c m   e a linha horizontal. Portanto:

L = 8 s e n 35 ° = 13,94 c m

Resposta

P a r = 648 A M P a

L = 13,94 c m

Exercícios de Livros Relacionados

Considere uma superfície curva submersa. Explique como você determinar
Uma comporta retangular com 3   m de altura e 6   m de largu
Repita o problema 3-120 para uma altura de água total de 2   m .
Você já deve ter notado que a espessura de uma barragem é maior no fun
Considere uma superfície curva submersa. Explique como você determinar