Enunciado

Uma onda se propaga com altura de 12 cm em água com uma profundidade de 1,1 m. Calcule (a) a velocidade de propagação e (b) a velocidade induzida δ V .

Passo 1

E aí, galerinha!!! Tranquilidade? Você vai ver que essa questão é superrrrr tranquila! Porque essa questão é basicamente uma equação e aplicar ela.

Primeira hipótese que a gente vai ter que fazer é: Como a onda tem uma altura relativamente alta (12 cm é considerado já alto), então o termo δ y deve ser adicionada na equação de propagação.

Mas tá, qual é a equação de propagação?

c = g y

Isso seria para uma onda pequena, com uma altura bem baixinha!!! Mas como a nossa onda tem 12 cm, temos que fazer uma correção!!

c = g y 1 + δ y 1 + δ 2 y

Passo 2

(a) Agora beleza, uma vez que temos nossas correções feitas já dentro da equação de propagação, a gente agora só tem que substituir nossas variáveis. A gente tem costume de achar que y é altura, mas fica bemmmm ligado!!! Nessas equações de propagação, y é a PROFUNDIDADE!!!!! E a altura da onda é dada por δ .

c = 9,81 1,1 1 + 0,12 1,1 1 + 0,12 2 1,1 = 3,55   m / s

Passo 3

(b) E agora vamos calcular a velocidade induzida, que é dada pela seguinte equação:

δ V = c δ y + δ = 3,55 0,12 1,1 + 0,12 = 0,35   m / s

Resposta

a   3,55   m / s

b 0,35   m / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Reconsidere o Problema 12-83. Determine o número de Mach a jusante, a pressão e temperatura abaixo da cunha para um choque oblíquo forte e número de Mach a montante de 5 .
Qual é o efeito do aquecimento do fluido sobre a velocidade do escoamento no escoamento subsônico de Rayleigh? Responda a mesma pergunta para o escoamento supersônico de Rayleigh.
Considere o escoamento subsônico de Rayleigh do ar com um número de Mach de 0,92 . Agora o calor é transferido para o fluido e o número de Mach aumenta para 0,95 . A temperatura T do fluido aumenta, d
Considere o escoamento subsônico de Rayleigh que é acelerado até a velocidade sônica M a = 1 na saída do duto pelo aquecimento. Se o fluido continuar sendo aquecido, o escoamento na saída do duto será
Considere uma câmara de combustão tubular com 12c m de diâmetro. O ar entra no tubo a 500K , 400k P a e 70m / s . Combustível com valor de aquecimento de 39.000k J / k g é queimado quando é aspergido