Enunciado

Em regiões longe da entrada, o escoamento do fluido através de um tubo circular e unidimensional e o perfil de velocidade para escoamento laminar é dado pela equação u r = u m á x ⋅ 1 - r 2 / R 2 , onde R é o raio do tubo, r é a distância radial do centro do tubo, e u m á x é a velocidade máxima do escoamento, que ocorre no centro. Obtenha a a equação da força de arrasto aplicada pelo fluido numa seção do tubo de comprimento L e b o valor da força de arrasto para o escoamento de água a 20   ° C com R = 0,08   m , L = 15   m , u m á x = 3   m / s , e μ = 0,0010   k g / m ⋅ s .

Passo 1

A questão pede que primeiro a gente calcule a força de arrasto F que o fluido aplica sobre a superfície interna do tubo. Ou seja, o fluido se movimenta e tenta empurrar a parede do tubo através do atrito. A figura abaixo ilustra todas as variáveis do fluido. Entender o que são essas variáveis é o primeiro passo para resolver essa questão!

u é a velocidade do fluido na direção do comprimento do tubo. Ela varia com a distância r entre o ponto do fluido e o eixo do tubo. L é o comprimento do tubo. μ é a viscosidade dinâmica do fluido.

No próximo passo, vamos aprender a primeira etapa de cálculo de F .

Passo 2

Para calcular F precisamos primeiro calcular a tensão de cisalhamento τ que o fluido aplica sobre a superfície interna do fluido. Para calcular τ precisamos transformar a equação 2 - 29 do livro. Essa fórmula diz que:

τ = μ ⋅ d u d y

Essa fórmula mostra que a tensão de cisalhamento τ é proporcional à taxa de variação da velocidade do fluido u em relação a coordenada y . No caso de um tubo cilíndrico, a coordenada y deve ser trocada pela coordenada r . Além disso, devemos acrescentar o sinal de menos na fórmula, porque o r e contado a partir do centro do eixo e não a partir da parede como é o caso da coordenada y . Isso quer dizer que y e r possuem sentidos opostos.

τ = - μ ⋅ d u d r

Isso quer dizer que teremos que derivar u para encontrar τ .

Passo 3

Derivando u , encontramos:

d u d r = d d r u m á x 1 - r 2 R 2       ⟹       d u d r = - u m á x ⋅ 2 ⋅ r R 2

No entanto, nós não queremos o valor de τ em qualquer ponto. Nós queremos saber o valor de τ na parede do tubo. Ou seja, nós queremos saber o valor de τ , quando r = R . Por isso, temos que calcular d u d r onde r é igual a R .

Substituindo r por R na equação acima encontramos:

d u d r = - u m á x ⋅ 2 ⋅ r R 2       ⟹       d u d r = - u m á x ⋅ 2 ⋅ R R 2       ⟹       d u d r = - u m á x ⋅ 2 R

Substituindo essa fórmula na equação de τ , achamos:

τ = - μ ⋅ d u d r       ⟹       τ = - μ ⋅ - u m á x ⋅ 2 R       ⟹       τ = μ ⋅ u m á x ⋅ 2 R

Passo 4

A tensão de cisalhamento τ que a gente encontrou é a força F por unidade de área. Para encontrar F , temos que multiplicar τ pela área A da superfície do tubo de comprimento L . O valor dessa área A é igual ao perímetro interno do tubo 2 ⋅ π ⋅ R multiplicado pelo seu comprimento L .

F = τ ⋅ A       ⟹       F = τ ⋅ 2 ⋅ π ⋅ R ⋅ L       ⟹       F = μ ⋅ u m á x ⋅ 2 R ⋅ 2 ⋅ π ⋅ R ⋅ L

F = u m á x ⋅ μ ⋅ 4 ⋅ π ⋅ L

Passo 5

Em segundo, o enunciado pede par a gente calcular F para um caso específico, no qual o fluido é a água, R = 0,08   m , L = 15   m , u m á x = 3   m / s , e μ = 0,0010   k g / m ⋅ s . Podemos encontrar o valor de F , substituindo esses dados na fórmula que encontramos.

F = u m á x ⋅ μ ⋅ 4 ⋅ π ⋅ L       ⟹       F = 3 ⋅ 0,0010 ⋅ 4 ⋅ π ⋅ 15       ⟹       F = 0,565   N

Resposta

a   F = u m á x ⋅ μ ⋅ 4 ⋅ π ⋅ L

b   F = 0,565   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A massa específica do mercúrio é dada como 13,550 kg/m³. Calcule a densidade relativa e o volume específico do mercúrio em m³/kg. Calcule o seu peso específico em N/m³ na Terra e na Lua. A aceleração
Da termodinâmica, sabemos que o coeficiente de performance de um condicionador de ar ideal (COPideal) é dado por: C O P i d e a l = T L T h - T L Em que TL e TH são as temperaturas absolutas do recint
Uma importante equação na teoria de vibrações é: m d 2 x d t 2 + c d x d t + k x = f ( t ) Em que m (kg) é a massa e x (m) é a posição no instante de tempo t (s). Para uma equação dimensionalmente con
Na Seção 1.6, aprendemos que a equação de Manning nos permite calcular a velocidade de escoamento V (m/s) em um canal feito de concreto mal acabado, dados o raio hidráulico Rh (m), a inclinação S0 do
A vazão mássica de um escoamento de água, determinada pela coleta de descarga em um dado intervalo de tempo, é 0,2 kg/s. A escala usada na medição permite leituras de 0,05 kg e a precisão do cronômetr