18.3. Um tanque cilíndrico possui um pistão bem ajustado que permite alterar o volume do cilindro. O tanque inicialmente contem 0,110   m 3 de ar a uma pressão de 3,4 atm. O pistão é lentamente puxado para fora até que o volume do gás aumenta para 0,390   m 3 . Sabendo que a temperatura permaneceu constante, qual é a pressão final?

Bom para a temperatura constante nó temos que

P f P i = V i V f

Como o pistão foi puxado lentamente, o processo ocorreu de maneira quase estática, ou seja, não ouve mudanças bruscas no sistema, e por isso podemos usar essa equação. Então para descobrir a pressão final:

P f = P i V i V f

Agora é só substituir os valores.

P f = 3,4 0,110 0,390

Fazendo essa continha:

P f = 0,96   a t m

0,96   a t m

Em condições normais de respiração, aproximadamente 5% de cada respiração exalada é dióxido de carbono. Dada essa informação e negligenciando qualquer diferença no conteúdo de vapor de água, estime a
Você está projetando uma câmara de vácuo para fabricar revestimentos refletivos. Dentro desta câmara, uma pequena amostra de metal será vaporizada, de modo que seus átomos viajem em linhas retas (os e
Nos assuntos anteriores, descobrimos que a velocidade de escape na superfície de um planeta de raio R é v e = 2 g R , onde g é a aceleração devido à gravidade na superfície do planeta. Se a velocidade
Estime a densidade do ar seco ao nível do mar em um dia quente de verão.
Um vaso de 10,0-L contém gás a uma temperatura de 0, 0 º C e uma pressão de 4, 0 ATM. Quantos mols de gás estão no vaso? Quantas moléculas?