Enunciado

Em algumas estradas, as pistas são divididas por pequenas saliências ou ondulações regularmente espaçadas. Quando os pneus de um carro passam sobre essas divisórias, pode ocorrer a produção de uma nota musical. Por quê? Mostre como esse fenômeno pode ser usado para medir a velocidade do carro.

Passo 1

Fala galera, bora lá! Para resolver essa questão será utilizado o conceito de formação de uma onda, no qual é necessária uma vibração para a propagação da mesma em um determinado meio.

Neste caso, no momento em que os pneus do carro passam pelas divisórias da estrada, é ocasionada uma vibração, da qual forma-se uma onda.

Passo 2

Tal onda gerada produz sons que podem ser na mesma frequência que os sons de notas musicais, fato que justifica a produção sonora neste caso.

Além disso, percebe-se que a velocidade que o carro apresenta está diretamente ligada às características mecânicas da onda, pois quanto maior a velocidade, maior será a vibração causada sobre a estrada e, por consequência, a onda sonora terá uma frequência maior. Tal artifício pode ser usado para determinar a velocidade do carro.

Resposta

Portanto, com base nas explicações anteriores, tal caso é justificado devido aos pneus do carro causarem uma vibração sobre a estrada, gerando ondas na mesma frequência que as notas musicais, além disso, a velocidade do carro pode ser determinada a partir de sua proporcionalidade com a frequência da onda gerada.

Exercícios de Livros Relacionados

Um intervalo musical de uma oitava corresponde a um fator 2 na frequência. Qual é o fator de aumento da tensão na corda de um violão ou de um violino para que sua altura aumente em uma oitava? E para
Para ondas transversais em uma corda, a velocidade da onda é igual à velocidade de qualquer parte da corda? Explique a diferença entre essas duas velocidades. Qual delas é constante?
Para o movimento ondulatório descrito neste capítulo, a velocidade de propagação depende da amplitude? Como você pode afirmar isso?
Sob uma tensão F, leva 2,0 s para um pulso se deslocar pela extensão de um fio esticado. Que tensão é necessária (em função de F) para que o pulso leve 6,0 s? Explique como você chegou a essa conclusã
Duas ondas se deslocam na mesma corda. É possível que elas tenham (a) frequências diferentes; (b) comprimentos de onda diferentes; (c) velocidades diferentes; (d) amplitudes diferentes; (e) a mesma fr