Enunciado

Em uma demonstração científica bastante popular e divertida, uma pessoa inala hélio e sua voz se toma aguda e estridente. Por que isso acontece? (Atenção: inalar hélio demais pode levar à perda de consciência e até à morte.)

Passo 1

Fala galera, bora lá! Para a resolução desta questão será feito uma análise quanto à acústica desenvolvida com a produção das ondas sonoras vocais com a presença do gás hélio.

A voz humana resulta da vibração das pregas vocais na laringe, ocorrendo a formação de ondas sonoras que se propagam no meio considerado (geralmente o ar).

Passo 2

O gás hélio é um gás leve (sete vezes mais leve que o ar), e por ser menos denso a velocidade de propagação das ondas neste meio é bem maior quando comparada com a propagação sob o ar.

Sabe-se que a velocidade de propagação de uma onda é diretamente proporcional à frequência da mesma. Deste modo, ondas com uma velocidade maior possuem frequência maior.

Passo 3

Sendo assim, ao ingerir gás hélio as ondas sonoras propagadas sob este gás possuem uma velocidade maior (devido à baixa densidade do gás) e, por consequência, uma frequência maior, resultando no tom mais fino da voz.

Portanto, o tom agudo e estridente da voz com a ingestão do gás hélio se justifica pela alta frequência das ondas sonoras produzidas, sendo alta devido à maior velocidade destas no gás, que é bem menos denso que o ar.

Resposta

O tom agudo e estridente da voz com a ingestão do gás hélio se justifica pela alta frequência das ondas sonoras produzidas.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma experiência de demonstração divertida conssite em mudar a tonalidade da voz enchendo a boca de gás hélio: uma voz grave transforma-se em aguda (cuidado: não procure fazer isso por sua conta! – ina
Para uma onda descrita por y x , t = A c o s ( k x - ω t ) , Faça gráficos para y ,v yea y em função de x para t = 0 .Considere os seguintes pontos sobre a corda: x = 0 ; x = π / 4 k ; x = π / 2 k ; x
Mostre que a equação 15.3 pode ser escrita na forma y x , t = A cos ⁡ 2 π λ x - v t Use y ( x , t ) para encontrar uma expressão para a velocidade transversal v y de uma partícula da corda onde a onda
A amplitude de uma onda diminui quando ela se propaga ao longo de uma corda esticada muito comprida. O que é feito com a energia da onda quando isso ocorre?
Em uma onda transversal em uma corda, o movimento da corda é perpendicular ao seu comprimento. Então, como ocorre a transferência de energia através da corda?