Enunciado

Uma bola de 0,70   k g está se movendo horizontalmente com uma velocidade de 5,0   m / s quando se choca com uma parede vertical e ricocheteia com uma velocidade de 2,0   m / s . Qual é o módulo da variação do momento linear da bola?

Passo 1

Esta questão é uma aplicação direta da equação da variação do momento linear, tendo em vista que foram dados todos as informações necessária para calculá-lo. Assim:

∆ p x = m v f - m v 0

Substituindo os valores:

∆ p x = 0,7 × - 2 - 0,7 × 5 = - 4,9   k g ∙ m / s

No qual foi considerando nosso eixo x positivo para direita.

Passo 2

Percebendo que só há componente x , então o módulo de ∆ p → se resume a:

∆ p → = ∆ p x 2 = - 4,9 2 = 4,9   k g ∙ m / s

Resposta

∆ p → = 4,9   k g ∙ m / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A barra que liga as duas esferas da Figura 7.16 tem massa desprezível. O corpo é abandonado no instante t = 0, com o centro de massa parado e girando no sentido anti-horário com velocidade angular w.
No exemplo 8.15 (seção 8.6) Rui puxa a corda atingindo uma velocidade de 0,70 m/s. Qual é a velocidade de Jaime?
Em um dado instante, o centro de massa de um sistema de duas partículas está localizado sobre o eixo Ox no ponto x=2,0 m e possui velocidade igual a (5,0 m/s)î . Uma das partículas está sobre a origem
Um vagão está cheio de areia e se desloca com uma velocidade inicial de 15,0 m/s sobre trilhos horizontais. Despreze o atrito com os trilhos. A massa total do vagão cheio de areia é igual a 85000 kg.
Você está em pé sobre um bloco de concreto apoiado sobre um lago congelado . Suponha que não exista atrito entre o bloco e a superfície do lago congelado Você possui um peso cinco vezes menor do que o