Enunciado

Um cilindro contém 0,01 m o l de hélio a uma temperatura T = 27 ° C .

  1. Qual é o calor necessário para aumentar a temperatura para 67 ° C enquanto o volume permanece constante? Faça um diagrama P V para esse processo.
  2. Se, em vez de manter o volume constante, a pressão do hélio fosse mantida constante, qual seria o calor necessário para aumentar a temperatura de 27 ° C para 67 ° C ? Faça um diagrama P V para esse processo.
  3. Qual é o fator responsável pela diferença obtida nos itens (a) e (b)? Em qual dos dois casos o calor é maior? O que ocorre com o calor adicional?
  4. Caso o sistema fosse um gás ideal, qual seria a variação de energia interna do item (a)? E da parte (b)? Como você compara as duas respostas? Por quê?

Passo 1

Olá, tudo bem? Vou ajudar você nessa aqui!

Borá lá?

Letra a)

Como o processo é a volume constante, podemos por meio da fórmula Q = n C v Δ T encontrar o calor.

Não podemos esquecer que a temperatura deve sempre estar na escala Kelvin! Mas também que quando falamos em variação, não importa se estamos na escala Kelvin ou Celsius, a variação é sempre a mesma.

Consultando a tabela de calores específicos no livro texto temos que C v = 12,47 J / m o l K para o hélio e a variação e temperatura é Δ T = 67 - 27 = 40 ° C ou também 40 K .

Agora é só substituir na fórmula do calor:

Q = n C v Δ T = 0,01.12,47.40 = 4,99 J = 5 J

Agora vamos ao desenho do diagrama. Como se trata de um processo a volume constante, temos que o desenho será uma reta vertical indo do estado 1 para o estado 2 :

Passo 2

Letra b)

Como o processo agora é a pressão constante, podemos por meio da fórmula Q = n C p Δ T encontrar o calor.

Consultando a tabela de calores específicos no livro texto temos que C v = 20,78 J / m o l K para o hélio e a variação e temperatura é a mesma de 40 K .

Agora é só substituir na fórmula do calor:

Q = n C p Δ T = 0,01.20,78.40 = 8,31 J

Agora vamos ao desenho do diagrama. Como se trata de um processo a pressão constante, temos que o desenho será uma reta horizontal indo do estado 1 para o estado 2 :

Passo 3

Letra c)

O calor é maior no processo à pressão constante. E eu posso explicar isso através da primeira lei, saca só.

A primeira lei nos diz que:

Q = Δ U + W

Certo? Mas em um processo a volume constante, como é o caso do item (a), sabemos que o trabalho realizado é nulo.

Esse calor adicional é justamente utilizado na expansão do gás.

Passo 4

Letra d)

Como temos um gás ideal, em ambos os casos temos que Δ U = n C v Δ T , como a variação de temperatura é a mesma, temos que em ambos processos a energia interna varia da mesma maneira.

Sendo assim, o calor vai ser maior no processo do item (b), pois temos que W > 0 (numa expansão).

Resposta

a )   Q = 5 J

b )   Q = 8,31 J

c ) Q p > Q v . C a l o r   a d i c i o n a l   é   r e s p o n s á v e l   p e l a   e x p a n s ã o   d o   g á s .

d ) Δ U   é   a   m e s m a   e m   a m b o s   p r o c e s s o s .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um gás consiste em íons que se repelem. O gás sofre uma expansão livre, na qual não ocorre absorção ou liberação de calor e nenhum trabalho é realizado. A temperatura do gás aumenta, diminui ou perman
Quando um gás ideal sofre um processo isotérmico, (a) nenhum trabalho é realizado pelo sistema, (b) o sistema não absorve calor, (c) calor absorvido pelo sistema é igual à variação de sua energia inte
Quando um gás ideal sofre um processo adiabático, (a) nenhum trabalho é realizado pelo sistema, (b) não há transferência de calor para o sistema, (c) a enegia interna do sistema permanece constante, (
O volume de uma amostra de gás permanece constante enquanto sua pressão aumenta. (a) A energia interna do sistema não varia. (b) O sistema realiza trabalho. (c) O sistema não absorve calor. (d) A vari
Considere a seguinte série de processos quase-estáticos pelos quais um sistema passa sequencialmente: (1) uma expansão adiabática, (2) uma expansão isotérmica, (3) uma compressão adiabática e (4) uma