Enunciado

Determine (a) o produto vetorial de “norte” e “norte”, (b) O produto escalar de “para baixo” e “sul”, (c) o produto vetorial de “leste” e “para cima”, (d) o produto escalar de “oeste” e “oeste “ e (e) o produto vetorial de “sul” e “sul”. Suponha que todos os vetores têm módulo unitário.

Passo 1

Vamos considerar que o sentido norte é o sentido de y positivo, e leste é o sentido positivo do eixo x. (a) Dessa forma, produto vetorial de norte e oeste será, em termos dos vetores unitários:

j ^ × i ^ = - i ^ × j ^ = - k ^

Passo 2

(b) Considerando também que “para cima” é o sentido positivo de z, o produto escalar entre “para baixo” e sul será:

- k ^ ∙ - j ^ = 0

Pois os vetores são perpendiculares.

Passo 3

(c) O produto escalar de oeste e oeste será:

i ^ ∙ i ^ = 1

Pois os vetores são paralelos.

Passo 4

(d) O produto vetorial de sul e sul:

- j ^ × - j ^ = 0

Pois os vetores são paralelos.

Resposta

( a ) j ^ × i ^ = - i ^ × j ^ = - k ^

( b ) - k ^ ∙ - j ^ = 0

( c ) i ^ ∙ i ^ = 1

( d ) - j ^ × - j ^ = 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Na F i g .3 - 31 , um vetor d com um módulo de 17,0m faz um ângulo de 56 ° no sentido anti-horário como o semieixo x positivo. Quais são as componentes (a) a x , e (b) a y do vetor? Um segundo sistema
1.87b - A Figura 1.11c mostra um paralelogramo cujos lados são os vetores A → e B → . b) Qual é o ângulo entre o produto vetorial e o plano deste paralelogramo?
1.94 Obtenha um vetor unitário ortogonal aos dois vetores indicados no Problema 1.89.
1.86b - Para os vetores A →eB → desenhados na Figura 1.37, b) determine o módulo e a direção do produto vetorial A → × B → .
1.89c – Dados dois vetores: A → =- 2,0 i ^ + 3,0 j ^ + 4,0 k ^ e B → = 3,0 i ^ + 1,0 j ^ - 3,0 k ^ , determine: c) o módulo da diferença vetorial A → - B → . Este valor é igual ao módulo da diferença