Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Discuta as diferenças e as semelhanças entre a lei de Gauss para o magnetismo e a lei de Gauss para a eletricidade.

Passo 1

E aí bonit@s, vocês estão bem?

Chegamos àquele tipo de questão que é tão adorada por alguns e tão temida por outros, nossas famosas questões teóricas, mas independente da opinião temos que concordar que elas são importantes para que tenhamos base para fazer as questões de cálculo propriamente dito. Pois bem, nessa questão aqui precisaremos tratar daquilo que é semelhante e daquilo que é diferente na lei de Gauss para o magnetismo e para a eletricidade.

Passo 2

De semelhante nós temos que ambas falam sobre os respectivos fluxos através de superfícies fechadas. No caso elétrico, o fluxo é proporcional à carga líquida incluída. No caso magnético, o fluxo é sempre zero porque não existe carga magnética (um monopolo magnético). Agora, atenção pequeno gafanhoto, a fonte do campo magnético NÃO é equivalente à carga elétrica; isto é, NÃO é uma coisa chamada carga magnética, mas sim uma carga elétrica em movimento. Voilà, está resolvida mais uma questão e dessa vez sem nem precisar gastar muito a mente fazendo contas complicadas.

Resposta

De semelhante nós temos que ambas falam sobre os respectivos fluxos através de superfícies fechadas. No caso elétrico, o fluxo é proporcional à carga líquida incluída. No caso magnético, o fluxo é sempre zero porque não existe carga magnética (um monopolo magnético). Agora, atenção pequeno gafanhoto, a fonte do campo magnético NÃO é equivalente à carga elétrica; isto é, NÃO é uma coisa chamada carga magnética, mas sim uma carga elétrica em movimento.

Exercícios de Livros Relacionados

41- Um supercondutor do tipo I I em um campo magnético externo entre B
A figura 29-86 mostra uma seção reta de um condutor cilíndrico oco de
82- Condutores retilíneos longos, com seções retas quadradas, cada um
74- Um condutor possui forma de um cilindro oco, sendo a o raio intern
81- Um plano infinito que conduz uma corrente. Condutores retilíneos l