Magnetismo

Fala aí galera bonita, nós somos o Responde Aí, e temos tudo que você precisa para aprender de maneira clara, rápida e descontraída.

Estamos aqui hoje para introduzir um assunto muito importante dentro da física, o Magnetismo. Se você abriu essa página é porque provavelmente está cursando uma das disciplinas de fisica da sua faculdade, se deparou com essa assunto e precisa de um help kkk. A boa notícia é que você chegou ao lugar certo. Então vem comigo!

É muito provável que na geladeira da sua casa tenha alguns, ou até vários, imãs de geladeira. Alguns desses imãs são só enfeites mesmo e tem outros que têm números de farmácia, do gás, de pizzarias hahahaha. Você já parou pra se perguntar o que são imãs? O que faz com que eles "grudem" assim na geladeira?

São exatamente essas perguntas que o magnetismo irá responder. O Magnetismo é o ramo da física que estuda determinados objetos que apresentam um polo negativo e outro positivo, que chamamos de dipolo magnético. O imã é um exemplo de obejto que apresenta esse dipolo magnético, assim como existem metais que possuem essa característica.

Denotamos o polo positivo como sendo o norte e o polo negativo como sendo o sul. Essa propriedade de dipolo magnético informa que polos diferentes se atraem e polos iguais se repelem.

Quando um imã gruda na geladeira, temos que polos opostos estão se atraindo.

Você já deve ter tentado pegar dois imã e unir eles. As vezes eles grudam bem rapidinho, isso porque temos dois polos opostos posicionados um de frente para o outro e eles estão se atraindo, mas as vezes os imãs não grudam de jeito nenhum, porque temos polos iguais posicionados frente a frente e estes estão se repelindo, sacou?

Uma coisa bem interessante é que os polos magnéticos, norte e sul, não se separam, eles estão sempre presentes no mesmo corpo, bem diferente de um polo elétrico, não é? No qual nós podemos ter um corpo carregado positivamente, formando um polo positivo, e outro corpo carregado negativamente, formando um polo negativo.

Ahh, uma coisa hiper mega interessante sobre o magnetismo é que a terra pode ser entendida como um imã gigante. Sim, a terra é um objeto que tem um polo norte e um polo sul. E é devido essa característica da terra que as bússulas funcinam, pois o polo norte da terra atrai a agulha da bússula de modo que a bússula sempre aponta para o norte, e assim é possível se encontrar e saber em que direção ir. Isso mostra o quão impotante foi e é o estudo do magnetismo para o desenvolvimento da sociedade.

Bom, isso tudo que eu te falei até aqui foi só uma introdução sobre o magnetismo, para você saber onde você vai se meter a partir de agora hahaha. Para a sua prova, você precisará aprender várias outras coisas e por isso, nós do Responde Aí separamos todo o conteúdo que você precisa saber sobre esse asunto de magnetismo em capítulos e tópicos, para que seu estudo possa ser de forma organizada, lógica para você aprender mais rápido e de maneira mais eficiente.

Essa organização em capítulos e tópicos está toda listada para você no nosso RAIO - X aqui em baixo 👇🏾. É só clicar e conferir cada tópico 😉

Vá do 0 à APROVAÇÃO com nosso RAIO‐X
de Magnetismo, veja abaixo:

RAIO-X

Tá com pouco tempo para estudar e precisa mandar bem na prova?

Nosso RAIO-X te da o passo a passo para matar todo o assunto de Magnetismo em pouco tempo, numa linguagem simples, e deixando mais seguro(a) para prova.

VAMOS AO RAIO-X:

Podemos separar Magnetismo em 7 partes:

COMO APRENDER TUDO ISSO EM POUCO TEMPO?

O maior erro que você pode cometer é tentar estudar de forma desorganizada, seja procurando vídeos no YouTube, pulando pro caderno, livro do professor ou a famosa xerox. Você acaba perdendo muito tempo e não sente que está realmente avançando.

O segredo é ter um guia, que te diga não só que tópicos estudar e em que ordem, como também te indique bons resumos (em texto ou vídeo) e exercícios selecionados em ordem de dificuldade, com resolução passo a passo.

Comece abaixo com a primeira parte:
1.Campo e Força Magnética

- Fontes de CA e Reatância

- Fasores e Circuitos RLC

- Potência em Circuitos de CA

8.Circuitos CA

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

Resumões