Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Diz-se que a Grande Muralha da Chinae a unica construcao humana que pode ser vista do espaco sem auxilio de equipamento.Verifique se esta afirmativa e verdadeira,baseando-se no poder de resolucao do olho humano.Considere que os observadores estejam em uma orbita baixa da Terra a uma altitude de aproximadamente 250 km.

Passo 1

Vamos supor que o diâmetro da pupila do olho é 5.0 m m e usar o melhor cenário (a largura mínima resolvível varia diretamente com o comprimento de onda da luz refletida do objeto) que o comprimento de onda da luz é 400 n m   (o limite inferior do olho humano). Então, podemos usar a expressão para a separação angular mínima de dois objetos que pode ser resolvida a olho nu e a relação entre esse ângulo e a largura de um objeto e a distância da qual ele é visto para apoiar a afirmação.

Relacione a largura w de um objeto que pode ser visto em uma altitude h     com a separação angular crítica α c :

t a n ⁡ α c = w h ⇒ w = h t a n ⁡ α c

Passo 2

O arco de separação angular mínima de dois objetos pontuais que podem ser resolvidos por um olho depende do diâmetro D   do olho e do comprimento de onda λ   da luz é:

α c = 1.22 λ D

Então,

w = h t a n ⁡ 1.22 λ D

w m i n = ( 250 k m ) t a n ⁡ 1.22 400 n m 5.0 m m ≈ 24 m

Esta afirmação é provavelmente falsa. Como a largura mínima que pode ser resolvida da órbita baixa da Terra ( 250 k m ) é de 24 m   e a largura da Grande Muralha é de 5 a 8m de altura e 5m de largura, essa afirmação provavelmente é falsa. No entanto, é facilmente visto com binóculos e fotos podem ser tiradas com uma câmera. Isso ocorre porque os binóculos e as câmeras têm aberturas maiores do que a pupila do olho humano. (O astronauta chinês Yang Liwei relatou que não foi capaz de ver a parede a olho nu durante o primeiro voo espacial tripulado chinês em 2003.)

Resposta

Esta afirmação é provavelmente falsa

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Estime quão próximo um carro se aproximando à noite em uma rodovia
Explique por que a habilidade para distinguir os dois farois de um car
O diâmetro do radiotelescópio em Arecibo, Porto Rico, é 300 m. Qual é
O radar de um cruzador usa um comprimento de onda de 1,6 cm; a antena
Os telescópios de alguns satélites de reconhecimento comerciais (como