Enunciado

Eis um interessante experimento que você pode realizar em casa: tome de um bloco de madeira e coloque-o em repouso sobre o chão ou alguma outra superfície plana. Prenda um elástico ao bloco e puxe-o suavemente na horizontal. Mantenha sua mão se deslocando com rapidez constante. Em algum momento, o bloco começará a se deslocar, mas não o fará de maneira suave. Ao contrário, ele iniciará o movimento, parará novamente, iniciará novamente o movimento, parará novamente, e assim por diante. Explique por que o bloco se movimenta desta forma. (O movimento de anda-para é também conhecido como movimento de "gruda-escorrega".)

Passo 1

Quando a mola é estendida, a força exercida pela mola no bloco aumenta. Uma vez que essa força exceda o valor máximo da força de atrito estático, o bloco vai escorregar. Ao fazê-lo, encurtará o comprimento da mola, diminuindo a força que a mola exerce. A força de atrito cinética então retarda o bloqueio, o que inicia o ciclo novamente.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

15. Um vagão de montanha-russa passa pelo topo de um loop vertical e circular com velocidade duas vezes maior do que a velocidade crítica. Qual é a razão entre a força normal e a força gravitacional?
16. A força normal iguala-se em intensidade à força gravitacional quando um vagão de montanha-russa passa pelo topo de um loop vertical com 40m de diâmetro. Quanto vale a velocidade do vagão no topo?
13. Um carro trafega sobre o topo de uma colina cujo raio é de 50m . Quanto vale a máxima velocidade que o carro pode ter sem que perca contato com a pista no topo da colina?
14. O peso dos passageiros de uma montanha-russa aumenta em 50 % quando o vagão passa pela parte baixa do trilho que corresponde a um arco de círculo com 30m de raio. Quanto vale a velocidade do vagão
17. Um estudante tem braços de 65c m de comprimento. Qual é a velocidade angular mínima (em rpm) com a qual ele deve balançar um balde com água em um movimento circular vertical sem derramar água algu