Enunciado

Os exercícios de 24 a 27 descrevem uma situação específica. Para cada uma, identifique as forças exercidas sobre o objeto e faça um desenho do diagrama de corpo livre do objeto.

Um trilho de aço sendo erguido por um guindaste com rapidez constante.

Passo 1

Olá, tudo bem?

Vamos primeiro identificar as forças nesse desenho:

T 1 e T → 2 e elas apontam para cima, ao longo de cada fio. E temos também a força da gravidade F → G e essa sempre aponta verticalmente para baixo.

Como o trilho de aço está se movimentando com velocidade constante, temos que a força resultante, tanto na direção vertical, quanto na horizontal, é nula F → r e s = 0 .

Passo 2

Agora vamos juntar todas essas informações e fazer um diagrama de corpo livre, olha só como fica:

Beleza?

Espero ter ajudado!

Vamos pra próxima?

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um treinador de futebol senta-se sobre um trenó enquanto dois de seus jogadores exercitam sua resistência física arrastando o trenó através do campo por meio de cordas. A força de atrito sobre o trenó
3. Um tijolo cai do telhado de uma loja de três andares. Quantos vetores força seriam representados no diagrama de corpo livre correspondente? Liste-os.
5. Você arremessa uma bola no ar diretamente para cima. Imediatamente após tê-la lançado, que forças são exercidas sobre a bola? Para cada força de sua lista, (a) decida se ela é uma força de contato
4. Na FIGURA Q5.4, o bloco B está caindo e, com isso, arrastando o bloco A sobre uma mesa. Quantos vetores força seriam representados no diagrama de corpo livre do bloco A? Liste-os.
9. Se um objeto encontra-se em repouso, você pode concluir que não existem forças exercidas sobre ele? Explique.