Enunciado

Na fig 35-37, as fontes A   e   B , emitem ondas de rádio de longo alcance com um comprimento de onda de 400 m , com a fase da onda emitida pela fonte A adiantada de 90 ° , em relação à onda emitida pela fonte B . A diferença entre a distância r A da fonte A ao detector D e a distância r B da fonte B ao detector D é 100 m . Qual é a diferença de fase entre as ondas no ponto D ?

Passo 1

Olá, tudo bem? Vou ajudar você nessa questão!

Quando as ondas deixam as suas fontes, sabemos que a fonte A está adiantada em 90 ° , não é verdade?

E isso equivale, em termos de comprimento de onda, que ela está λ / 4 adiantada, certo?

No entanto, ela percorre um caminho maior até o detector! Xiii

Passo 2

Agora vamos pensar na onda que sai da fonte B . Ela sai atrasada, mas o caminho que ela percorre é menor! Mas, quanto menor? Bom, em termos de comprimento de onda, a onda que sai de B anda 100 enquanto que a onda que sai de A tem que andar 400 , então é de 1 pra 4 , ou seja, λ / 4   também!

Passo 3

Então, na verdade, a diferença de fase inicial de λ / 4 da fonte A é cancelada pelo caminho menor de λ / 4 percorrido pela fonte B , e elas chegam exatamente em fase no detector D !

Resposta

0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A envoltória central de difração de uma figura de difração por duas fendas contém 11 franjas claras e os primeiros mínimos de difração eliminam (coincidem com) as franjas claras. Quantas franjas de in
A Fig. 36-45 mostra o parâmetro β da Eq. 36-20 em função do seno do ângulo θ em um experimento de interferência de dupla fenda usando uma luz com um comprimento de onda de 435n m . A escala do eixo ve
Em um experimento de dupla fenda, qual deve ser a razão entre d e a para que a quarta franja lateral clara seja eliminada? (b) Que outras franjas claras também são eliminadas?
Em uma figura de interferência de duas fendas, existem 10 franjas claras dentro do segundo pico lateral da envoltória de difração e mínimos de difração coincidem com máximos de interferência. Qual é a
Em um experimento de dupla fenda, a distância entre as fendas, d , é 2,00 vezes maior que a largura w das fendas. Quantas franjas claras existem na envoltória central de difração?