Enunciado

Os fios A e B são, ambos, feitos de cobre. Os fios estão conectados em série e, portanto, sabemos que eles conduzem a mesma corrente. Entretendo, o diâmetro do fio A é o dobro do diâmetro de B . Qual fio tem a maior densidade de números de carga (número por unidade de carga)? (a) A, (b) B, (c) eles têm a mesma rapidez de deriva.

Passo 1

Fala galera, beleza? Vamos lembrar da seguinte equação

I = q n A v d

onde q é a carga, n é a densidade de portador de carga, A é a área do fio e v d a velocidade de deriva.

Passo 2

Porém, devemos lembrar que n é uma propriedade intensiva de um determinado material; isto é, qualquer pedaço de fio de cobre terá exatamente a mesma densidade de carga. Isso ocorre, pois, tal número depende da densidade do material e do número de elétron livre por átomo. Sendo assim, a densidade de A e B são exatamente a mesma.

Resposta

A resposta correta é a letra (C).

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a resistência elétrica entre os pontos a e b da Figura 20.14.
A condutividade elétrica de um cristal é representada no sistema de coordenadas x ,y ,z pela matriz σ = 2,0 1,5 0,5 1,5 3,0 1,0 0,5 1,0 4,0Ω m Calcule a densidade de corrente gerada pelo campo E → = i
Em uma solução iônica, uma corrente consiste em íons C a + (de carga + 2 e ) e íons C l - (íons de - e ) se deslocando em sentidos opostos. Se 5,11 × 10 18 íons Cl_ se deslocam de A para B a cada 0,50
1 . Durante um raio de uma nuvem até o solo, podem ocorrer correntes de até 25.000A , que duram cerca de 40μ s . Quanta carga é transferida da nuvem para a terra durante um raio?
9 . As células nervosas transmitem sinais elétricos através de seus longos axônios tubulares. Esses sinais se propagam em razão de uma súbita entrada de íons N a + , cada um com carga + e , no axônio.