Enunciado

Imagine um gás inteiramente constituído por elétrons com cargas negativas. Cargas de mesmo sinal se repelem, de modo que os elétrons exerceriam forças de repulsão entre si. Em uma expansão livre desse gás, a temperatura aumenta, diminui ou permanece constante? Por quê?

Passo 1

E aí meus amores nessa questãozinha “Pegue o que puder, sem nada a devolver” okay?

Diante da situação apresentada o enunciado nos questiona se em uma expansão livre do gás, a temperatura aumenta, diminui, ou permanece constante.

Podemos afirmar que na expansão a força repulsiva entre os elétrons faria um trabalho positivo, uma vez que os elétrons se afastam.

Como Q = 0   e   W > 0   e n t ã o   ∆ U   < 0 , logo a temperatura diminui.

Depois dessa questão, “Ninguém se mexe” Meu cérebro caiu.”

Haha bora pra proximaaaa

Resposta

Portanto, a temperatura diminui.

Exercícios de Livros Relacionados

Um certo gás ideal possui calor especifico molar a volume constante C V . Uma amostra desse gás inicialmente ocupa um volume V 0 a uma pressão P 0 e uma temperatura absoluta T 0 . O gás se expande iso
Em um processo isocórico, d U=n C V d T . Mas, em um processo isobárico, não é verdade que d U=n C Pd T . Explique por que.
Em um processo adiabático para um gás ideal, a pressão diminui. Nesse processo, a energia interna do gás aumenta ou diminui? Explique.
Quando um gás é comprimido adiabaticamente no ar circundante, sua temperatura aumenta mesmo que não exista nenhum fluxo de calor para o interior do sistema. De onde provém a energia que faz sua temper
Quando você sopra sua mão com a boca completamente aberta, você sente o ar quente. Porém, quando você deixa a boca parcialmente fechada, formando um orifício em forma de "o", e sopra a mão, você sente