Enunciado

Uma linha de cargas com densidade linear uniforme λ está ao longo do eixo x desde x = x 1 até x = x 2 , onde x 1 < x 2 . Mostre que a componente x do campo elétrico em um ponto no eixo y é dado por E x = k λ y cos ⁡ θ 2 - cos ⁡ θ 1 , onde θ 1 = tan - 1 ⁡ ( x 1 / y ) , θ 2 = tan - 1 ⁡ ( x 2 / y ) e y ≠ 0 .

Passo 1

A figura abaixo ilustra o que o enunciado diz.

Notemos que

d E = k   d Q D 2

Assim, a componente x será:

d E x = d E sen ⁡ θ = k sen ⁡ θ D 2 d Q

Como

D = y sec ⁡ θ           e             x = y tg ⁡ θ

segue que

d Q = λ   d x = λ y sec 2 ⁡ θ   d θ

Passo 2

A expressão do campo elétrico poderá ser escrita como

d E x = k sen ⁡ θ y 2 sec 2 ⁡ θ λ y sec 2 ⁡ θ   d θ = k λ y sen ⁡ θ   d θ

O campo elétrico total é obtido integrando-se de θ 1 = tan - 1 ⁡ x 1 / y até θ 2 = tan - 1 ⁡ x 2 / y . Sendo assim,

E x = k λ y ∫ θ 1 θ 2 sen ⁡ θ   d θ = k λ y cos ⁡ θ 1 - cos ⁡ θ 2

que é o que queríamos provar (note que acima calculamos o módulo; a expressão dada no enunciado leva em conta que E x < 0 )

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Faça um gráfico quantitativo do campo elétrico ao longo do eixo central de um anel de diâmetro 6,0cm carregado uniformemente com uma carga total de 1,0 ∙ 10 8 C .
A que distancia ao longo do eixo central de um anel de raio R, carregado uniformemente, o modulo do campo elétrico é máximo?
Na Fig. 24-34, duas barras finas de plástico, uma de carga +q e a outra de carga −q, formam um círculo de raio R num plano xy. Um eixo x passa pelos pontos que unem as duas barras e a carga em cada um
Uma barra fina, não-condutora, de comprimento finito L, tem uma carga q uniformemente distribuída ao longo dela. Mostre que o módulo E do campo elétrico no ponto P sobre a mediatriz da barra é dado po