Enunciado

Qual é a melhor explicação para a observação de que a carga elétrica no caule tornou-se positiva enquanto a abelha se aproximava (antes de pousar)?

(a) Como o ar é um bom condutor, a carga positiva sobre a superfície da abelha fluiu através do ar a partir da abelha para a planta.

(b) Como a terra é um reservatório de grandes quantidades de carga, íons positivos foram puxados do solo pelo caule em direção à abelha carregada.

(c) A planta tornou-se eletricamente polarizada enquanto a abelha carregada se aproximava.

(d) As abelhas que visitaram a planta anteriormente depositaram uma carga positiva sobre o caule.

Passo 1

Olá, tudo bem? Vou ajudar você aqui!

A planta foi eletricamente induzida pela abelha, ficando com suas extremidades polarizadas. A extremidade mais perto da abelha, a flor, fica com uma polaridade contrária à carga da abelha. A alternativa que melhor explica é a (c).

Resposta

( c )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Você tem um bastão isolante positivamente carregado e duas esferas metálicas em suportes isolantes. Forneça instruções passo a passo para descrever como o bastão, sem tocar em nenhuma das esferas, pod
Considere uma abelha com a carga elétrica média encontrada no experimento. Esta carga representa aproximadamente quantos elétrons perdidos? (a) 1,9 × 10 8 ; (b) 3 × 10 8 ; (c) 1,9 × 10 18 ; (d) 3 × 10
As duas esferas de metal da FIGURA Q26.10 estão carregadas com cargas opostas de mesmo valor absoluto. Elas são colocadas em contato com um bastão de metal neutro. Qual é o estado final de carga de ca
Quando você retira roupas da secadora logo após a lavagem, as roupas geralmente grudam em suas mãos e seus braços. Seu corpo está carregado? Em caso afirmativo, como ele poderia ter adquirido a carga?