Enunciado

  1. Mostre que a resistÊncia equivalente entre os pontos a e b na Figura 25-54 é R . (b) Como a adição de um quinto resistor de resistência R entre os pontos c e d afeta a resistência equivalente entre os pontos a e b ?

Passo 1

Faaaaaaaala meu caro, tudo certinho?

Vamos observar que os resistores entre a e c , e entre c e b estão em série, assim como os resistores entre a e d e entre d e b .

Portanto, temos duas ramificações em paralelo, cada ramificação consistindo em dois resistores R em série. Na Parte (b), será importante notar que a diferença de potencial entre o ponto c e o ponto d é zero.

Passo 2

Para expressar a resistência equivalente entre os pontos a e b em termos de resistências equivalentes entre a c b e a d b :

1 R e q = 1 R a c b + 1 R a d b = 1 2 R + 1 2 R

Resolvendo, teremos:

R e q = R

Passo 3

Não o afetaria. Como a diferença de potencial entre os pontos c e d é zero, nenhuma corrente correria através do resistor conectado entre esses dois pontos, e a adição desse resistor não mudaria a rede.

Resposta

Não o afetaria.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Na Figura 25-59, o emf da bateria é 6,00 V e R é 0,500 Ω. A taxa de aquecimento Joule em R é 8,00 W. (a) Qual é a corrente no circuito? (b) Qual é a diferença em potencial entre R? (c) Qual é a resist
Para a rede mostrada na Figura 25-58, deixe R a b denotar a resistência equivalente entre os terminais a e b. Find (a) R 3 , de modo que R a b = R 1 , (b) R 2 , de modo que R a b = R 3 ; e (c) R 1 , d
Uma combinação paralela de um resistor de 8,00-Ω e um resistor de resistência desconhecida é conectada em série com um resistor de 16,0-Ω e uma bateria ideal. Este circuito é então desmontado e os trê
Para o circuito mostrado na Figura 25-66, encontre (a) a corrente em cada resistor, (b) a energia fornecida por cada fonte de fem, e (c) a energia fornecida a cada resistor.
O fragmento de circuito mostrado na Figura 25-64 é chamado de divisor de tensão. (a) Se Rload não estiver conectado, mostre que Vout = VR2 / (R1 + R2). (b) Se R1 = R2 = 10 kΩ, qual é o menor valor de