Enunciado

Se um objeto for colocado entre o ponto focal de uma lente convergente e o centro óptico da lente, a imagem é (a) real, invertida e ampliada, (b) virtual, vertical e diminuída, (c) virtual, vertical , e ampliado, (d) real, invertido e diminuído.

Passo 1

Salve rapeize, como vocês estão? Vamo começar com uma visão geral do negócio, ok? Podemos usar um diagrama de raios para determinar as características gerais da imagem. No diagrama mostrado, o raio paralelo ao eixo principal e o raio central foram usados para localizar a imagem. Observe que o objeto foi colocado mais à direita do que o sugerido na definição do problema. Isso foi feito para que a imagem não fosse tão grande e tão à esquerda a ponto de tornar o diagrama excessivamente grande.

No diagrama, vemos que a imagem é virtual (nenhum raio da cabeça do objeto passa pela cabeça da imagem), vertical e ampliada. Logo, a certa é a c).

Resposta

c )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Foco do olho. A córnea do olho possui um raio de curvatura de aproximadamente 0,50c m , e o humor aquoso atrás dela possui um índice de refração de 1,35 . A espessura da córnea é pequena o bastante pa
Câmera de caixa e sapato. Uma câmera de caixa de sapato é feita com uma caixa retangular com um pequeno buraco em uma das faces. O filme fica na face oposta a esse furo, que é onde a imagem é formada.