Enunciado

Um objeto parte do repouso em x =   0   m no instante t =   0   s . Cinco segundos depois, em t = 5,0   s , o objeto é observado em x =   40,0   m e com velocidade v x = 11   m / s .

a. A aceleração do objeto foi uniforme ou variável? Explique seu raciocínio.

b. Esboce um gráfico da velocidade versus tempo relacionado a estes dados. Ele consiste em uma linha reta ou curva? No segundo caso, sua concavidade é para cima ou para baixo?

Passo 1

Bom galerinha, represente o objeto como uma partícula.

Passo 2

  1. Informações conhecidas: x 0 = 0 m v 0 = 0   m / s x 1 = 40 m v 1 = 11   m / s t 1 = 5 s .
  2. Se a aceleração é uniforme (constante a ), o movimento deve satisfazer as três equações

    x 1 = 1 2 a t 1 2

    ⇒ a = 3,20   m / s 2

    v 1 = a t 1   ⇒ a = 2,20   m / s 2

    v 1 = 2 a x 1 ⇒ 1,51   m / s 2

    Mas cada equação fornece um valor diferente de a . Assim, o movimento não é uma aceleração uniforme.

    Passo 3

  3. Conhecemos dois pontos no gráfico de velocidade versus tempo, ou seja, em t 0 = 0 e t 1 = 5   s . Que forma faz a função tem entre esses dois pontos?

Se a aceleração fosse uniforme, o que não é, o gráfico seria uma linha reta. A área abaixo do gráfico é o deslocamento Δ x . A partir da figura, você pode ver que Δ x   =   27,5   m   para um gráfico linear. Mas sabemos que, na realidade, Δ x   =   40   m . Para obter um Δ x maior, o gráfico deve aumentar para cima acima da linha reta. Assim, o gráfico é curvado e côncavo para baixo.

Resposta

  1. Aceleração uniforme

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma bola rola sobre o trilho livre de atrito mostrado na FIGURA P2.35. Cada trecho do trilho é reto, e a bola passa suavemente de um trecho para outro, sem que sua rapidez seja alterada e sem sair do
A FIGURA P2.39 mostra um conjunto de gráficos cinemáticos para uma bola que rola sobre um trilho. Todos os trechos do mesmo são retilíneos, mas alguns podem ser inclinados. Desenhe uma figura do trilh
Desenhe gráficos da posição, da velocidade e da aceleração da bola mostrada na FIGURA P2.36. Consulte o Problema 35 para informação adicional.
Um automóvel real desenvolve aceleração constante? Estão mostrados ao lado os dados de um Porsche 944 Turbo em aceleração máxima.a. Trace um gráfico da velocidade versus tempo. Baseado nele, a acelera