Enunciado

Objetos são compostos de átomos os quais consistem em partículas carregas (prótons e elétrons); entretanto, raramente observamos os efeitos da força eletrostática. Explique por que não observamos estes efeitos.

Passo 1

Ao estudar esse capítulo, calculamos diversas vezes a força elétrica sobre partículas carregadas. Como sabemos, a matéria é constituída de átomos o qual, por sua vez, é construído de prótons e elétrons, que são partículas elétricas. Portanto, parece uma contradição não observarmos com mais frequência os efeitos da força eletrostática.

Passo 2

Embora a matéria seja constituída de átomos, cada átomo é naturalmente neutro, ou seja, para cada próton existe um elétron e vice-versa. Dessa forma, a matéria como um todo é constituída por átomos neutros, de modo que faz sentido não observamos com frequência os efeitos da força eletrostática, já que a matéria que temos contato no dia a dia é essencialmente neutra.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um átomo de carbono pode se tornar um íon de carbono se for removido um ou mais de seus elétrons durante um processo chamado de ionização. Qual é a carga resultante de um átomo de carbono do qual fora
Uma esfera metálica está carregada positivamente. É possível a esfera atrair eletricamente outra bola carregada positivamente? Explique sua resposta.
Um bastão plástico é esfregado contra um blusão de lã, adquirindo uma carga de - 0,80μ C . Quantos elétrons são transferidos do blusão de lá para o bastão de plástico?
Uma carga igual à carga do número de Avogadro de prótons ( N A = 6,02 × 10 23 ) é denominada um faraday. Calcule o número de coulombs em um faraday.
Qual é a carga total de prótons em 1,00 kg de carbono?