Enunciado

Uma esfera metálica está carregada positivamente. É possível a esfera atrair eletricamente outra bola carregada positivamente? Explique sua resposta.

Passo 1

À primeira vista, parece que é impossível duas esferas positivas se atraírem, pois cargas iguais devem se repelir, correto? Realmente, duas cargas iguais se repelem, mas também devemos levar em conta possíveis efeitos de indução.

Passo 2

Suponha, portanto, que temos a esfera metálica carregada e outra esfera isolante carregada, também positivamente. Ao aproximar a esfera isolante da esfera metálica, a primeira irá induzir cargas sobre a segunda (veja a figura a seguir).

Como as cargas negativas estão mais próximas da positiva, segue que F 1 > F 2 , assim teremos uma força predominante de atração.

Passo 3

Observação: se as duas esferas forem isolantes então não poderemos ter duas esferas positivas se atraindo, pois não poderá ocorrer a polarização.

Resposta

Sim, é possível.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Isolantes são maus condutores de eletricidade porque (a) há uma pequena lacuna de energia entre a banda de valência preenchida e a próxima banda mais alta onde os elétrons podem existir, (b) há uma gr
Qual dos seguintes elementos tem mais probabilidade de agir como impurezas aceitadoras no germânio? (a) bromo (b) gálio (c) silício (d) fósforo (e) magnésio
Quando uma amostra de cobre puro é resfriada de 300 K a 4 K, sua resistividade diminui mais do que a resistividade de uma amostra de latão quando é resfriada pela mesma diferença de temperatura. Por q
(a) No Problema 3, quais escolhas de metais diferentes fariam a demonstração menos impressionante? (b) Qual é o valor desse potencial de contato?
Qual dos seguintes elementos tem maior probabilidade de servir como impurezas doadoras no germânio? (a) bromo (b) gálio (c) silício (d) fósforo (e) magnésio