Enunciado

Um pescador observa que seu barco está se movendo para cima e para baixo periodicamente, em razão das ondas na superfície da água. Passam-se 2,5 s para que o barco vá do seu ponto mais alto para o mais baixo, uma distância total de 0,53 m. O pescador observa que as cristas da onda estão afastadas por 4,8 m. (a) Com que velocidade as ondas estão se deslocando? (b) Qual é a amplitude de cada onda? (e) Se a distância vertical total atravessada pelo barco fosse 0,30 m, mas os outros dados permanecessem iguais, quais seriam suas respostas aos itens (a) e (b)?

Passo 1

Falaaaa moçadinha, show de bola?

Como diz o Homem de ferro “Eu tenho um plano. Ataque!”

Bora atacar esse problemaaaaaaa junto comigoo.

Para resolver este problema, vamos colocar em prática nosso conhecimento sobre ondas periódicas.

Em especial, ao longo desta resolução, devemos nos lembrar que a amplitude nada mais é que a metade da distância vertical entre uma crista e um vale e, além disso, utilizaremos as seguintes relações:

f = 1 T       e     v = λ f

Em que ƒ é a frequência, T é o período, v é a velocidade da onda e λ   é o comprimento da onda.

  1. Neste item, calcularemos a velocidade com a qual estão se deslocando.
  2. Temos que o período, neste caso, equivale ao tempo necessário para o barco ir do ponto mais alto para o mais baixo e retornar novamente ao ponto mais alto.

    Sabendo que o tempo necessário para que o barco vá do seu ponto mais alto para o mais baixo é de 2.5 s, tem-se que:

    T = 2 ⋅ 2,5   s

    = 5.0 s

    Aplicando, este valor na equação da frequência, teremos

    f = 1 5.0 s

    f = 0.2   H z

    Passo 2

    Ademais, sabendo que o comprimento de onda equivale a distância entre duas cristas sucessivas vem que λ = 4.8   m .

    Daí uma vez conhecidos os valores da frequência e do comprimento de onda, podemos calcular o valor da velocidade delas por meio da segunda equação apresentada na introdução desta resolução.

    Aplicando-a:

    v   =   ( 4.8   m )   ( 0.20   H z )

    =   0.96   m / s

    Portanto, a onda está se deslocando com uma velocidade v = 0.96   m / s

    Passo 3

  3. Nesta alternativa, determinaremos a amplitude de cada onda.
  4. Por definição, amplitude equivale à metade do deslocamento vertical total imprimido pelo barco.

    Deste modo, tem-se que:

    A = 0.53   m 2

    =   0.265   m

    Deste modo, tem-se que a amplitude de cada onda é A = 0.265   m

    Passo 4

  5. Por fim, neste item, consideraremos que a distância vertical total atravessada pelo barco fosse 0.30 m, mas que os outros dados permanecem iguais, e calcularemos quais seriam as respostas dos itens a) e b).

Com a alteração da altura vertical e a conservação dos demais dados, a velocidade da onda se mantém, pois ela não depende dos parâmetros alterados.

Por sua vez, como a amplitude equivale à metade do deslocamento vertical reproduzido pelo barco, o novo valor da amplitude será:

A = 0.3 0   m 2

=   0 . 1 5   m

Portanto, considerando que a distância vertical total atravessada pelo barco fosse 0.30   m , mas que os outros dados permanecem iguais, a velocidade e a amplitude das ondas seriam,

respectivamente, v = 0.96   m / s   e   A = 0.15   m

“Às vezes é preciso aprender a correr antes de começar a andar”

Resposta

  1. Portanto, a onda está se deslocando com uma velocidade v = 0.96   m / s
  2. Deste modo, tem-se que a amplitude de cada onda é A = 0.265   m
  3. v = 0.96   m / s   e   A = 0.15   m .

Exercícios de Livros Relacionados

Em uma onda transversal em uma corda, o movimento da corda é perpendicular ao seu comprimento. Então, como ocorre a transferência de energia através da corda?
A velocidade das ondas no oceano depende da profundidade da água; quanto maior for a profundidade, maior será a velocidade. Use esse raciocínio para explicar por que as ondas do oceano aumentam suas c
Ao esticar uma tira de borracha e puxar verticalmente um de seus pontos, você ouvirá um tom (ligeiramente) musical. Como a frequência desse tom irá variar quando você esticar ainda mais a tira? (Tente
Uma onda estacionária pode ser produzida em uma corda pela superposição de duas ondas que se propagam em sentidos opostos com a mesma frequência, porém com amplitudes diferentes? Justifique sua respos
E possível produzir uma onda longitudinal em uma corda esticada? Justifique sua resposta. É possível produzir uma onda transversal em uma barra de aço? Justifique. Caso suas respostas sejam positivas