Enunciado

De um pilar até um poste. Começando em um pilar, você corre 200 m de oeste para leste (o sentido do eixo +Ox) com uma velocidade média de 5,0 m/s e a seguir corre 280 m de leste para oeste com uma velocidade média de 4,0 m/s até um poste. Calcule a) sua velocidade escalar do pilar até o poste; b) o módulo do vetor velocidade média do pilar até o poste.

Passo 1

E aí pessoal!!! Tudo joinha?

Bom, para fazer a letra B dessa questão precisamos calcular o vetor deslocamento, para tal precisamos levar em conta os vetores que descrevem a primeira e segunda trajetória. Com esses dois vetores iremos realizar uma soma vetorial e descobrir o módulo do vetor deslocamento para enfim descobrir o módulo do vetor velocidade.

Vamos!

Passo 2

Montamos um diagrama para ajudar na visualização, observe abaixo:

O vetor velocidade média possui um módulo, uma direção e um sentido. E pode ser calculado por:

v → = d → ∆ t

Onde d → é o vetor deslocamento dado pela soma dos vetores das trajetórias percorridas. No nosso caso, será dado pela soma do vetor deslocamento da primeira etapa do trajeto com o vetor deslocamento da segunda etapa do trajeto. Agora, cuidado para não confundir essa soma com uma soma de grandezas escalares. Aqui estamos falando da soma de dois vetores.

Vamos desenhar esses vetores no diagrama para facilitar o entendimento, veja abaixo:

Para a 1ª etapa temos:

Já o vetor para a 2ª etapa é:

Para facilitar vamos nomear o vetor verde como A → e o vetor vermelho como B → .

Passo 3

Beleza, agora precisamos analisar qual o ângulo entre esses vetores para saber como vamos calcular o vetor deslocamento total.

Perceba que os vetores estão em sentidos contrários, isto é, as extremidades finais (setas) deles estão opostas. Ou seja, o módulo do nosso vetor deslocamento é a subtração entre eles.

d → =   A → - B →

d → = 200 - 280

d → = - 80

Ok, encontramos o módulo do vetor deslocamento. E já temos o tempo gasto durante todo o percurso, calculado na letra A da questão. Então, vamos calcular o valor do vetor velocidade juntando essas duas informações na fórmula apresentada anteriormente.

v → = - 80 110

v → ≅ -   0,72   m / s 2

Perceba que esse sinal negativo indica que o vetor velocidade se encontra no sentido negativo do eixo Ox.

Prontinho, simbora pra próxima!

Resposta

-   0,72   m / s 2

Exercícios de Livros Relacionados

Um automóvel viaja em uma estrada retilínea por 40k m a 30k m / h .Em seguida, continuando no mesmo sentido, percorre outros 40k m a 60k m / h . (a) Qual é a velocidade média do carro durante este per
Uma viagem de carro de San Diego a Los Angeles dura 2h e 20 min quando você dirige o carro com uma velocidade média de 105 km/h. Em uma sexta-feira na parte de tarde, contudo, o trânsito está muito pe
a) Seu carro velho pode desenvolver uma velocidade média de 8,0 m/s durante 60 s, a seguir melhorar o desempenho e uma velocidade média de 20,0 m/s durante 60 s. Calcule sua velocidade média para o in
De um pilar até um poste. Começando em um pilar, você corre 200 m de oeste para leste (o sentido do eixo +Ox) com uma velocidade média de 5,0 m/s e a seguir corre 280 m de leste para oeste com uma vel