Enunciado

Um planeta se move com velocidade de módulo constante em uma órbita circular em torno de uma estrela. Em uma órbita completa, o trabalho total realizado pela força gravitacional da estrela sobre o planeta é positivo, negativo ou nulo? Qual seria a resposta a essa pergunta no caso de uma órbita elíptica ao longo da qual o módulo da velocidade não é constante? Explique suas respostas.

Passo 1

Faaaaala meu povo, bora iniciar mais um livrinho com a gente!

A força gravitacional é uma força conservativa. Suponha que uma partícula se mova em um campo de força conservativo do ponto A ao ponto B ao longo do caminho C , nesse caso o trabalho realizado é simplesmente:

W = ∫ c F × d r = U B - U ( A )

No problema dado, afirma-se que a órbita está completa. Se começarmos no ponto A voltaremos ao ponto A , portanto o trabalho resulta em:

W = ∫ c F × d r = U B - U A = 0

Podemos concluir que como a força gravitacional é uma força conservativa, o trabalho total realizado ao longo de qualquer caminho C é simplesmente uma diferença na energia potencial.

Tudo certinho? Te vejo na próximaaaaa!

Resposta

n u l o

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a massa da terra usando os valores conhecidos de G ,g e R T .
Quatro planetas idênticos formam um quadrado, como mostrado na Figura 11-20. Se a massa de cada planeta é M e o lado do quadrado tem comprimento a , qual deve ser a rapidez de cada planeta, se eles de
Urano, o sétimo o planeta do sistema solar, foi observado pela primeira vez em 1781 por William Herschel. Sua órbita foi, então, analisada em termos da lei de Kepler. Nos anos de 1840, observações de
Uma sonda espacial de 3,0 kg experimenta uma força de 12Ni ^ , ao passar pelo ponto P . Qual é o campo gravitacional no ponto P ?
O campo gravitacional em um certo ponto é dado por g → = 2,5 ∙ 10 - 6N / k g j ^ . Qual é a força gravitacional sobre um corpo de 0,0040k g localizado nesse ponto?