Enunciado

Um sistema evolui do estado a até o estado b ao longo dos três caminhos mostrados na Figura (a) Ao longo de qual caminho o trabalho realizado é maior? Em qual caminho é menor? (b) Sabendo que U b   >   U a , ao longo de qual caminho o valor absoluto do calor | Q | trocado com as vizinhanças Figura o é maior? Nesse caminho, o calor é liberado ou absorvido pelo sistema? Explique.

Passo 1

Oii pessoal, show de bola??

“A loucura é como a gravidade, só precisa de um empurrãozinhooo...”

Bora empurrar e macetar essa questãozinha comigo agora

  1. Nós sabemos que o trabalho realizado é a área embaixo da curva, e olhando para o gráfico, podemos afirmar que o caminho 1 tem o maior trabalho realizado, e o caminho 3 tem o menor.
  2. Portanto, o trabalho realizado é maior no caminho 1 e menor no caminho 3.

    Passo 2

  3. Nós temos que

∆ U = U b - U a

∆ U > 0

E pela lei da termodinâmica:

Q = ∆ U + W

Passo 2

Pela letra (a) do exercício, temos que o trabalho é maior no caminho 1, consequentemente, o calor também será maior no caminho 1.

E como ambos a variação de energia e o trabalho são positivos, o calor também será positivo, o que significa que o calor está sendo absorvido.

O calor | Q | é maior no caminho 1. O calor está sendo absorvido, já que tanto o trabalho quanto a energia interna são positivos.

“Faça seus medos terem medo de você”

Resposta

Vide o passo a passo.

Exercícios de Livros Relacionados

Um cilindro contém 0,01 m o l de hélio a uma temperatura T = 27 ° C . Qual é o calor necessário para aumentar a temperatura para 67 ° C enquanto o volume permanece constante? Faça um diagrama P V para
Calcule o trabalho realizado por um gás de Van der Waals numa expansão isotérmica à temperatura T , passando do volume molar v i para v f .
Uma quantidade de ar vai do estado a para o estado b ao longo de uma linha reta no diagrama P V na figura abaixo.Nesse processo, a temperatura do gás aumenta, diminui, ou permanece constante? Explique
Meio mol de um gás ideal vai do estado a ao estado c , como mostra a figura 19.27 . Calcule a temperatura final do gás.Calcule o trabalho realizado sobre o gás ou pelo gás enquanto passa do estado a a
Um cilindro com um pistão móvel sem atrito, como o mostrado na Figura 19.5, contém uma quantidade do gás hélio. Inicialmente, o gás está a uma pressão igual a 1,0 × 10 5 P a , possui ma temperatura de