Enunciado

O Sol irradia energia a uma taxa de aproximadamente 4 × 1026 W. Suponha que essa energia seja produzida por uma reação cujo resultado líquido é a fusão de quatro prótons para formar um único núcleo de 4 He e a liberação de 25 MeV de energia que é irradiada no espaço. Calcule a perda de massa do Sol por dia.

Passo 1

Fala aíí! Se liga, podemos calcular a perda de massa do Sol por dia a partir do número de reações por segundo e a perda de massa por reação.

Olha, vamos expressar a taxa de perda de massa do Sol em um determinado intervalo de tempo:

∆ M ∆ t = N ∆ m

N = ∆ M ∆ t ∆ m

Onde N é a quantidade de reações por segundo e ∆ m é a perda de massa por reação, ok?? Bom, podemos pensar na potência irradiada também:

P = ( E / r e a ç ã o ) N

Ou seja, a potência total irradiada será a quantidade de energia por reação multiplicada pela quantidade de reações por segundo! Dessa forma:

N = P E / r e a ç ã o

Substituindo N :

∆ M ∆ t ∆ m = P E / r e a ç ã o

∆ M = P E / r e a ç ã o ∆ t ∆ m

Guarda essa equação.

Passo 2

Precisamos pensar na perda de massa por reação ainda:

∆ m = E / r e a ç ã o c 2  

Que é justamente a energia de uma partícula em repouso E r e a ç ã o = ∆ m c 2 . Com isso, podemos substituir na equação do passo anterior e fazer umas arrumações:

∆ M = P E / r e a ç ã o E / r e a ç ã o c 2 ∆ t

∆ M = P c 2 ∆ t

Substituindo os valores, sabendo que 1 dia são 86400 segundos:

∆ M = 4 × 10 26   W 2,998 × 10 8 2 ( 86400 )

∆ M = 4 × 10 14   k g

Show!! Só isso.

Resposta

4 × 10 14   k g

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Jatos superluminais. A Fig. 37-29a mostra a trajetória de uma nuvem de gás ionizado expelida por uma galáxia. A nuvem viaja com velocidade constante v → em uma direção que faz um ângulo de θ com a ret
Suponha que os dois raios da figura atinjam simultaneamente o solo em relação a um observador dentro do trem. Mostre que esses eventos não ocorrem simultaneamente em relação a um observador situado no
Duas fontes idênticas de luz monocromática, de frequência ν o , afastam-se uma da outra (fig.) com velocidades v e - v num referencial inercial ( S ). Qual a frequência ν de uma das fontes, quando obs
Quais das seguintes afirmativas são postulados fundamentais da teoria da relatividade especial? Mais de uma afirmativa pode estar correta. (a) A luz se move através de uma substância chamada éter. (a)
1 02 . Mesmo sem levar em conta os efeitos produzidos pelos movimentos de rotação e translação da Terra, o referencial de um laboratório terrestre não é um referencial inercial, pois uma partícula em