Relatividade (Física)

Resumo

Fala aí, você chegou ao Responde Aí, a plataforma que vai salvar o seu semestre, deixando seus estudos mais leves e suas notas mais altas hahaha

Nosso assunto aqui hoje é a Relatividade.

Você já deve ter ouvido falar da teoria da Relatividade de Einstein hahaha, muito se fala dela até mesmo fora da faculdade. Mas afinal, você sabe o que é essa tal relatividade? Sabe quais os postulados estão por trás dela?

Bora descobrir isso agora!

A relatividade é baseada em dois postulados.

1° Postulado:

Esse postulado diz o seguinte: "As leis da física são as mesmas em todos os referenciais inerciais. Não existe um referencial absoluto."

Um referencial inercial é um sistema de referência em que os corpos não têm o seu estado de movimento alterado a não ser que haja uma força externa sobre eles. É bem associado ao conceito de inércia que vimos lá nas Leis de Newton.

Então, o que o primeiro postulado está dizendo é que não importa o referencial inercial que você está analisando certo sistema, as leis da física que você já estudou na vida continuam valendo.

2° Postulado:

Já o segundo postulado diz assim: "A velocidade da luz no vácuo é sempre a mesma em qualquer sistema de referencial inercial, e não depende da fonte."

O que ele está dizendo é que a velocidade da luz É SEMPRE A MESMA independente do referencial inercial com o qual o sistema está sendo analisado, beleza?

Esse postulado tem uma implicação bem interessante: A velocidade da luz , que representamos por , é uma velocidade limite na natureza. Um observador inercial não pode e nem consegue se deslocar com velocidade igual e muito menos maior que a velocidade da luz.

Mas aí você pode me perguntar: O que isso aí tem a ver com a relatividade?

É aí que está, sabe essa velocidade limite aí que acabamos de falar? Quando começamos a estudar fenômenos que ocorrem com velocidades bem próximas a essa velocidade da luz, o que não é o caso do nosso dia-a-dia (tudo acontece com uma velocidade muito muito muito menor que a da luz hahaha), as coisas começam a ficar mais complexas e relativas, sacou? hahaha

Estou te deixando curioso, não é mesmo? haha

Essa era a minha intenção mesmo, aqui a gente só mostrou pra você o iniciozinho do estudo da relatividade, tem muito mais coisas pra você aprender. Por isso, nós pegamos todo o conteúdo que você vai precisar saber sobre relatividade e separamos ele em capítulos e tópicos, assim você consegue estudar de maneira organizada e lógica. Curtiu? Então confere o nosso Raio-X aqui embaixo 👇🏽

Raio-X

Livros Resolvidos

  • Física III - Eletromagnetismo - Young e Freedman
  • Introdução à Análise de Erros: O Estudo de Incertezas em Medições Físicas - John R. Taylor
  • Fundamentos de Física - Volume 3 - Eletromagnetismo - Halliday e Resnick
  • Curso de Física Básica - Volume 4: Ótica, Relatividade, Física Quântica - Herch Moysés Nussenzveig
  • Física Básica - Eletromagnetismo - Alaor Chaves
  • Física Básica - Mecânica - Alaor Chaves
  • Curso de Física Básica - Volume 1: Mecânica - H. Moysés Nussenzveig
  • Conteúdos Complementares

    Conceitos de Relatividade (Física)

    Dilatação do Tempo Ondas Gravitacionais