Enunciado

Suponha que a superfície da Terra tivesse uma carga líquida que não fosse zero. Porque seria ainda possível adotar a Terra como ponto referencial padrão de potencial e atribuir-lhe o potencial V = 0 ?

Passo 1

Fala galera, bora lá!

Você pode definir qualquer ponto único ou superfície equipotencial para ser o ponto de referência porque somente as diferenças de potencial podem ser medidas. Outra maneira de dizer isso é que você só pode observar o campo elétrico, e não o potencial. E como o campo elétrico é calculado a partir do gradiente do potencial, podemos adicionar qualquer constante (possivelmente variável no tempo) a V em toda parte.

A terra é carregada negativamente, então V tende a aumentar à medida que você se afasta da superfície da Terra. Esse fato permanece verdadeiro independentemente do ponto de referência.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

As esferas da FIGURA PD29.78, com 2,0 mm de diâmetro, partem do repouso. Quais serão as velocidades vA e vB quando as esferas estiverem muito afastadas?
Um elétron parte do repouso em x = 2 m em presença do potencial representado na FIGURA Q30.5 Ele se moverá? Em caso afirmativo, para o lado esquerdo ou para o direito? Explique.
Quanto trabalho a escada rolante de cargas realiza para transferir 1,0 u C de carga do terminal negativo para o terminal positivo de uma bateria de 1,5 V?
Quanto trabalho o motor elétrico de um gerador de Van de Graaff realiza para elevar a energia potencial de um íon positivo ( q = e ) se o potencial do eletrodo esférico é de 1,0 MV?
A luz do Sol permite que uma célula solar transfira elétrons do terminal positivo para o negativo realizando 2,4 ⋅ 10 - 19 J de trabalho por elétron. Qual é a fem dessa célula solar?