Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Você é passageiro de uma limusine que tem os vidros opacos que não lhe permitem ver o exterior. O carro está em um plano horizontal, podendo acelerar aumentando ou diminuindo a rapidez, ou realizando uma curva. Equipado apenas com um pequeno objeto pesado preso à ponta de um barbante, como você pode usá-lo para determinar se a limusine está variando de rapidez ou orientação? Você pode determinar a velocidade da limusine?

Passo 1

Tudo bem galera? Vamos resolver esse problema conceitual. Como o nome já nos sugere, vamos trabalhar em cima dos conceitos que foram apresentados no capítulo.

Esse problema é pra quando você tiver sua limusine e quiser saber se pode ser um referencial inercial ou não hahaha. Vamos lá.

Se você tiver um peso preso a um barbante, é possível saber se o carro está acelerando ou com velocidade constante. É só você levantar o barbante e deixar a parte com o peso para baixo. Se o barbante ficar na vertical, a velocidade e orientação da limusine são constantes e o referencial é inercial.

Exercícios de Livros Relacionados

Um saco de guloseimas encontra-se sobre o assento de seu carro quando
Ultrapassando um carro em uma rodovia, você verifica que, em relação a
Se apenas uma força não-nula atua sobre um objeto, o objeto está acele
Uma bola está sob a ação de uma força única, conhecida. Apenas com est
Os problemas de 43 a 52 descrevem uma situação. Para cada uma delas, d