Enunciado

Você está sentado em um barco que flutua em uma lagoa muito pequena. Você retira a âncora de dentro do barco e a atira na água. O nível da lagoa aumenta, diminui, ou permanece o mesmo? Explique sua resposta.

Passo 1

Vamos imaginar a situação descrita pelo problema. O barco está flutuando no lago, isso quer dizer que existe uma força de empuxo da água sobre o barco empurrando este sistema para cima igual à força peso direcionada para baixo.

E = F g

A força peso será dada em função a soma do peso do barco, o seu peso e o peso da âncora:

F g = m â n c o r a + m b a r c o + m v o c ê . g

Enquanto o empuxo é dado por:

E = ρ f l u i d o . V d e s l o c a d o . g

Quando você lança a âncora no lago, a força peso do barco será somente:

F g = m b a r c o + m v o c ê . g

Ou seja, menor do que na primeira situação. Se a força peso é menor, o empuxo também será menor, consequentemente, o volume deslocado será menor. Sendo assim, o nível do lago diminui.

Resposta

D i m i n u i   !

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um fluido exerce uma força de empuxo de baixo para cima sobre um objeto imerso nele. Ao deduzir a Equação ( 5.9 ), a força de empuxo exercida sobre um objeto pelo fluido foi ignorada.Mas, em algumas s
Uma pequena rocha move-se na água, e a força exercida sobre ela pela água é dada pela Equação ( 5.7 ). A velocidade escalar terminal da rocha é medida como sendo 2,0m / s . A rocha é projetada de baix
Um bloco de ferro de 5,00 kg é suspenso de uma balança de mola e é submerso em um fluido de densidade desconhecida. A escala da mola indica 6,16 N. Qual é a densidade do fluido?
Um balão de hélio levanta uma cesta e uma carga com um peso total de 2000 N em condições padrão, nas quais a densidade do ar é 1.29k g / m 3 e a densidade do hélio é 0.178k g / m 3 . Qual é o volume m
Quando uma determinada rocha é suspensa de uma balança de mola, a tela mostra 60 N. No entanto, quando a pedra suspensa é submersa na água, a tela exibe 40 N. Qual é a densidade da rocha?