Enunciado

Um estudante lança uma pesada bola vermelha horizontalmente da varanda de um prédio alto com velocidade inicial v i . Ao mesmo tempo, outro estudante deixa cair uma bola azul, mais leve, da varanda. Desprezando a resistência do ar, qual afirmação é verdadeira?

a) A bola azul atinge o solo primeiro.

b) As bolas atingem o solo no mesmo instante.

c) A bola vermelha atinge o solo primeiro.

d) Ambas batem no chão com a mesma velocidade.

e) Nenhuma das afirmações é verdadeira.

Passo 1

Fala ai pessoal. Bora resolver mais uma questão? Há duas situações, a bola vermelha executa um movimento oblíquo (bidimensional), já a bola azul realiza um movimento vertical.

Vamos calcular algumas grandezas nas duas situações.

- Tempo que chega ao solo.

Bola vermelha: Utilizando a equação da aceleração médi

a = v 0 t

g = v 0 s e n θ t

O tempo de subida é igual ao tempo de descida. Sendo assim, para calcular o período total temo que multiplicar por dois ( s u b i d a + d e s c i d a ) .

t = 2 v 0 s e n θ g

Bola Azul:

t = 2 ∆ S g

- Velocidade ao chegar ao solo

Bola vermelha: A velocidade final de um corpo em um movimento oblíquo é a mesma que a velocidade inicial.

v 0 = v

Bola azul: Considerando v 0 = 0 , temos que a velocidade final é

v = 2 g ∆ s

De acordo com as demonstrações a bola azul chegará antes da bola vermelha.

Resposta

Opção A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um trem viaja para o norte a 120 km/h. A fumaça da locomotiva forma uma trilha que se estende numa direção de 14° ao E da direção sul, com o vento soprando do oeste. Qual é a velocidade do vento?
Uma pedra que se encontra numa elevação de 60 m, sobre uma plataforma horizontal, é arrastada por uma enxurrada com a velocidade de 3 m/s. A que distância horizontal do ponto de projeção e com que vel
Se um arremessador de beisebol lança uma bola rápida com uma velocidade horizontal de 160k m / h , quanto tempo leva para atingir a base principal, situada a 18,4m de distância?
Uma competição de atletismo é realizado em um planeta de um sistema solar distante. Um arremessador de peso lança o peso de um ponto 2,0m acima do nível do solo. Um gráfico estroboscópico da posição d
122- Você pretende lançar uma bola com uma velocidade escalar de 12,0 m / s em um alvo que está a uma altura h = 5.00m acima do ponto de lançamento (Fig. 4-58). Você quer que a velocidade da bola seja