Exercícios Resolvidos de Funções scanf e printf

Ver Teoria

Enunciado

Faça um programa que leia a idade e a massa de um usuário e imprima uma frase dizendo quantos anos ele tem e qual é a sua massa com duas casas decimais.

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer é definir o escopo do nosso programa e incluir as bibliotecas necessárias para a execução do mesmo.

Sendo assim, precisamos declarar a função main e incluir a biblioteca padrão stdio, pois utilizaremos as funções de leitura e impressão fornecidas pela linguagem C.

Passo 2

Agora nós podemos declarar as variáveis responsáveis por armazenar os dados que serão utilizados pelo programa (idade e massa).

Como uma idade em anos é representada por números inteiros, o tipo ideal da variável que irá armazenar esse dado é int. O oposto ocorre quando nós analisamos a massa, pois ela pode assumir infinitas casas decimais, nesse caso declararemos a variável que irá armazenar esse dado como float.

Lembrete: não se esqueça de inicializar (atribuir um valor inicial) em todas as variáveis declaradas, nesse caso utilizamos o valor 0 .

Passo 3

Com as variáveis declaradas, nós podemos ler e armazenar os dados que serão inseridos pelo usuário. Para realizar a leitura tanto da idade quanto da massa utilizaremos a função scanf.

Observe que os parâmetros da função de leitura se diferenciaram, pois, as variáveis possuem tipos diferentes. Na primeira, utilizamos a abreviação de tipo int, já na segunda a abreviação do tipo float.

Passo 4

Por fim, nós podemos realizar a impressão da frase que exibirá as informações. Para isso, utilizaremos a função printf.

Dica: para limitar o número de casas decimais de uma exibição você pode utilizar a notação %. n f, onde n representa o número de casas decimais. Além disso, não se esqueça de utilizar \n para pular de linha.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)