Exercícios Resolvidos de Funções scanf e printf

Ver Teoria

Enunciado

Faça um programa que:

  • Leia a idade do usuário;
  • Imprima essa idade da seguinte forma: “A sua idade é: ”.

Não se esqueça de quebrar uma linha no ato de impressão.

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer para desenvolver esse programa é definir o escopo e incluir as bibliotecas necessárias.

Como de costume, iremos declarar a função main e como o programa irá realizar a leitura e impressão de dados também incluiremos a biblioteca padrão stdio, que é responsável por disponibilizar funções de entrada e saída de dados na linguagem C.

Como iremos realizar a leitura de dados e impressão de informações, devemos declarar a biblioteca stdio.

Passo 2

Com o escopo definido, agora podemos declarar a variável que será responsável por armazenar o dado que será lido (idade do usuário).

Essa variável é do tipo int, pois uma idade sempre assumirá o valor inteiro. Além disso, essa variável foi declarada com o nome i d a d e e já inicializada com o valor 0.

Passo 3

Com a variável i d a d e já declarada e devidamente inicializada, podemos escrever o comando scanf() que irá esperar uma entrada pelo teclado do usuário (ato de leitura do dado):

Observe que o dado lido será armazenado na mesma variável declarada no passo anterior.

Passo 4

Por fim, basta realizarmos a impressão da frase “A sua idade é:” juntamente com o valor do dado armazenado pela variável i d a d e utilizando o comando printf():

Vale lembrar que por se tratar de uma variável do tipo int a abreviação de tipo usada foi %d. Além disso, a impressão deve possuir comando de quebra de linha \n.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)