Exercícios Resolvidos de Fundição

Ver Teoria

Enunciado

Explique sucintamente o processo de fundição.

Passo 1

A fundição é o processo pelo qual os metais ou ligas metálicas em estado líquido (fundido) são vazadas em um molde para a fabricação dos mais variados tipos de peças, objetos decorativos, joias/bijuterias, carcaças de máquinas, lingotes e outros. Em muitos casos, a fundição é o processo mais simples e econômico de se produzir uma peça, principalmente quando esta é de grande porte, de geometria intrincada ou com canais internos e cavidades.

Resposta

A fundição é o processo pelo qual os metais ou ligas metálicas em estado líquido (fundido) são vazadas em um molde para a fabricação dos mais variados tipos de peças. Em muitos casos, a fundição é o processo mais simples e econômico de se produzir uma peça, principalmente quando esta é de grande porte, de geometria intrincada ou com canais internos e cavidades.

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é a diferença principal entre as ligas forjadas e as fundidas?
Liste quatro situações nas quais a fundição é a técnica de fabricação preferível.
Compare as técnicas de fundição em molde de areia, com matriz, de precisão, de espuma perdida e continua.
Se for assumido que para os aços, a taxa média de resfriamento da zona termicamente afetada na vizinhança de uma solda é de 10° C / s, compare as microestruturas resultantes e as propriedades e elas a
Descreva um problema que pode existir com a solda de um aço que tenha sido resfriada muito rapidamente.