Exercícios Resolvidos de Introdução ao Simulink

Ver Teoria

Enunciado

Use o SIMULINK para gerar um sinal contendo números aleatórios (bloco “Random Number”), transfira os dados do sinal para o Workspace do MATLAB e calcule a média dos números.

Passo 1

Este exercício serve para conhecermos o bloco “To Workspace”, que transfere dados do SIMULINK para o Workspace do MATLAB, onde poderemos fazer operações com esses dados.

O modelo no SIMULINK será bem simples, ele terá somente dois blocos. O primeiro bloco é a entrada do modelo e será o bloco “Random Number”. O segundo bloco é a saída do modelo e será o bloco “To Workspace”.

Quando finalizarmos o modelo e rodarmos a simulação, utilizaremos o MATLAB para calcular média dos números aletórios com os dados transferidos ao Workspace pelo bloco “To Workspace”.

Passo 2

Primeiramente, vamos inserir em um novo modelo a entrada do modelo, que é o bloco “Random Number”, que gera um sinal composto por números aleatórios. Para isto, vá à biblioteca “Sources”, encontre o bloco “Random Number” e arraste-o para o modelo em branco:

Como o enunciado não falou nada sobre quais propriedades o sinal de números aleatórios deveria ter, não mexeremos nos parâmetros do bloco.

Passo 3

Vamos agora incluir a saída do modelo, que será o bloco “To Workspace”, que fica na biblioteca “Sinks”:

O bloco “To Workspace” transfere os dados que ele recebe para o Workspace do MATLAB após o término da simulação, onde poderemos trabalhar com eles por meio do Command Window. Nos parâmetros de “To Workspace”, podemos dar o nome para a variável que armazenará os dados, no campo “Variable name”, destacado abaixo:

No seu modelo, troque o nome padrão “simout” para o nome que quiser. Eu vou chamar os meus dados de A .

Clique em “OK” e ligue os dois blocos do modelo. Ele ficará assim:

Passo 4

Com o modelo pronto, podemos rodar a simulação. Quando ela terminar, vá ao MATLAB e observe o Workspace:

Note que tem duas variáveis no Workspace: uma variável A , que contém os dados recebidos pelo bloco “To Workspace”, e um vetor t o u t , que representa o tempo da simulação (que por padrão vai de 0 a 10 segundos).

Neste exercício, os dados recebidos por “To Workspace” são os números aleatórios do sinal gerado por “Random Number”. Pelo próprio Command Window do MATLAB, podemos ver um gráfico desse sinal digitando o comando:

Que gera esse lindo gráfico:

Para encontrar a média dos números aleatórios do dinal, entre com o comando m e a n ( A ) no Workspace:

Resposta

A média dos números aleatórios do sinal gerado pelo bloco “Random Number” do SIMULINK é 0,0708 .