Exercícios Resolvidos de Introdução aos vetores

Ver Teoria

Enunciado

Uma franquia de lojas de roupas, para melhorar a experiência dos clientes em suas dependências, decidiu colocar totens na saída de uma de suas principais lojas para que os consumidores possam avaliar o atendimento recebido.

Sabendo que essa loja possui uma média de 150 clientes todos os dias e que as avaliações deixadas por eles serão salvas localmente pelo programa em um vetor até serem enviadas no final do dia para o banco de dados da franquia.

Crie uma representação desse vetor na linguagem C, considerando que as avaliações disponíveis nos totens presentes na loja são:

  1. Atendimento ruim;
  2. Atendimento regular;
  3. Atendimento excelente.

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer para representarmos esse vetor na linguagem C é analisarmos as suas características.

Dessa forma, podemos denominar esse vetor como avaliacoes. Além disso, sabemos que as avaliações disponíveis se baseiam em números de 1 a 3, logo podemos definir o tipo de dados desse vetor como int. Por fim, como a média de clientes da loja é de 150 pessoas diariamente, podemos colocar uma margem de mais 25 pessoas, pois sabemos que nem todos os clientes votam após suas compras e protegemos o programa de bugs caso o pior caso ocorra (todos os clientes votarem quando a média for ultrapassada).

Com base em todas as informações acima, nós conseguimos extrair as seguintes informações sobre o vetor:

  • É denominado como avaliacoes;
  • É do tipo int;
  • Possui 175 posições.

Resposta

Portanto, a imagem a seguir ilustra a criação do vetor avaliacoes na linguagem C: